“Unir os sentidos ao brindar através do tempo”. Este é o propósito do Museu da Cerveja de Blumenau (SC) que será reaberto ao público no final do primeiro semestre.
Assim como o posicionamento estratégico, que valoriza as pessoas envolvidas no processo, o projeto de marca integrou profissionais de arquitetura, negócios, comunicação e turismo em um processo co-criativo.
A iniciativa trará uma experiência de visitação inédita para a capital brasileira da bebida, está sendo apresentada para parceiros de negócios na Feira Brasileira da Cerveja, que vai até dia 6 de maio, no Parque Vila Germânica.
Construção visual e conceitual
Toda a construção visual e conceitual do Museu da Cerveja, assim como a experiência de visitação, foi desenvolvida pela Glück, uma empresa focada em criar felicidade através do design.
Iniciado em abril de 2021, o estudo e desenvolvimento da marca e experiência, integrou pesquisas qualitativas e quantitativas com o objetivo de acolher diferentes públicos.
Na identidade visual do espaço estão representados quatro aspectos fundamentais para a construção da nova experiência turística: a cerveja, a comunidade, a cultura e a celebração. Tudo isso se reflete em uma marca que une estes quatro pilares em copos de cerveja dispostos em uma mesa.
A participação no evento, de acordo com um dos gestores do Museu da Cerveja, Ulysses Kreutzfeld, é apenas o pontapé de apresentação do projeto à comunidade e ao mercado cervejeiro.
“Há muitas experiências sendo desenvolvidas e histórias sendo construídas para que a cerveja seja compreendida pelo que ela realmente é: um aspecto fundamental da nossa história, do nosso presente e do nosso futuro”, comenta.
Inaugurado em 1996, o Museu da Cerveja tem como objetivo contar a história da região com a bebida. Em 2021 ele foi concedido a iniciativa privada. A partir da reabertura, em 2022, o espaço passa a ter 300 metros quadrados de área de exposição.