Com a presença confirmada de missões vindas de países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), como Portugal, Angola, Cabo Verde e Moçambique, além de missões de Hong Kong, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, China e diversos países latino-americanos, a FINBrasil 2023, que acontece dias 28 e 29 de março em Florianópolis, chega à sua segunda edição como a maior feira multissetorial da América Latina.
Entre os palestrantes, destaque para a presença de Jerilyn Asher, norte-americana consultora de negócios da família Kennedy, e de grandes marcas como IBM, que é CEO de empresas de inovação tecnológica e executiva de quatro corporações cujas tecnologias estão criando avanços em streaming de vídeo, segurança cibernética, economia de emissão zero, aprendizado de máquina em pesquisa primária e gerenciamento de custos à saúde da população.
Também estão confirmadas na FINBrasil 2023 as presenças das 19 Câmaras portuguesas no Brasil para o evento que quer promover negócios e network ao conectar cônsules e empresários de todos os continentes.
Com programação bastante ampla voltada aos setores de saúde, tecnologia, agronegócio, infraestrutura e energia entre outros, serão 400 estandes de expositores do Brasil e exterior, incluindo a experiência Food Hall, onde comidas típicas de cada país presente na feira serão apresentadas em momentos próprios para uma viagem gastronômica e network.
“Os países estão vindo para o evento fechar negócios, não apenas fazer turismo. O objetivo é realmente estreitar relações aproveitando a diversidade da feira”, ressalta o presidente da entidade organizadora da FIN, a Câmara de Comércio Brasil-Portugal de Santa Catarina, Jatyr Ranzolin, que completa: “Será uma oportunidade para mentorias e conhecer melhor as cidades e os países participantes, logo, quem tem interesse em investir ou até mesmo ir morar nestes lugares poderá tirar várias dúvidas”.
A FINBrasil
A primeira FINBrasil aconteceu em Florianópolis, em outubro de 2022, com a participação de mais de mil pessoas e abertura com a então embaixadora do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins.
Já no fim de 2022, Ranzolin esteve em Portugal para divulgar a edição 2023 da FINBrasil e, como resultado, já eram mais de 30 prefeituras, além de lideranças políticas e empresariais, com presença confirmada.
“Dá para perceber que estão todos interessados em estreitar relações, aproximando o Brasil e, principalmente, Santa Catarina, de Portugal”, destaca o presidente da Câmara Brasil-Portugal.