Desde que a primeira neta nasceu, Jussara Bittencourt de Sá tem o hábito de contar historinhas para a menina. Isabela tem hoje 9 anos.

A rotina foi enriquecida com a chegada da segunda netinha, Marina, que tem 4. E o que era um hábito de família virou o livro “O Presente das Merinas”, escrito por Jussara, ilustrado por Isabela Sá Nunes, com contribuições da irmãzinha Marina Sá Nunes.

As personagens principais são as Merinas, nome que surgiu quando Isabela estava aprendendo a falar e quis se referir às duas meninas da casa. E, assim, as irmãs passaram a ser as Merinas da família.

A autora tubaronense Jussara Sá escreveu “O Presente das Merinas” com a neta Isabela, de apenas 9 anos, que ilustrou a obra. Divulgação

“Isabela é apaixonada por questões relacionadas ao Universo, com seus planetas e galáxias e é nesse contexto que ´O Presente das Merinas´ se passa”, conta Jussara.

O livro escrito em forma de versos rimados, traz as “merinas” Bailarina-Pequenina e a Linda-Menininha”, em um passeio pelo universo até presentearem um “Planeta sem brilho, triste-sozinho”.

A narrativa leve, bonita e envolvente é “inspirada nas alegrias da convivência da Vovó Jussara com as netinhas”, conforme aponta Maria Felomena Souza Espíndola, professora e escritora, que ocupa a Cadeira 20 da Academia Tubaronense de Letras.

A ideia do livro

Jussara relembra que todos os dias a netinha pedia “Vó, conta uma historinha” e, assim, foram surgindo várias histórias e personagens ao longo dos últimos nove anos.

“Quando contei a primeira história das Merinas vi que algo diferente despertou a atenção delas, elas pararam, prestaram atenção em tudo e logo pediram para repetir a história. Mas, uma história oral nunca se repete, então tive a ideia de registrar o que estava sendo contado, escrevendo com elas o que veio a se tornar o livro”, conta Jussara.

Enquanto ela escrevia a história, Isabela – que sempre gostou muito de desenhar-, começou a fazer desenhos de como ela via cada passagem contada. Jussara reuniu os materiais e teve a ideia de publicar o livro.

Todos os desenhos são originais de Isabela, sem retoques. “Quis que todos os traços e cores fossem autorais e não opinei, nem mexi em nada. O que está no livro é o que Isabela desenhou de verdade, aos 8 anos”, comenta Jussara. A menina pode ser considerada uma das ilustradoras mais jovens do mundo a ter um livro publicado.

Inspiração

Jussara quer mais do que inspirar a leitura com a obra.

“Desejo que essa obra sirva de inspiração para outras famílias cultivarem a produção e o registro de tantas histórias em família, que possam eternizar esses momentos em outras obras como essa, levando a literatura infantil para além de suas casas, a outras crianças e famílias”, destaca.

Sobre a autora

Jussara Bittencourt de Sá nasceu e reside em Tubarão. Doutora em Literatura, pela Universidade Federal de Santa Catarina, é professora, pesquisadora, escritora e já atuou como Secretária Municipal de Educação e Cultura em Tubarão. Ocupa a Cadeira 4 da Academia Tubaronense de Letras.

Sobre a ilustradora

Isabela Sá Nunes tem 9 anos e tinha apenas 8 quando ilustrou “O Presente das Merinas”. É filha de Philipe Costa Nunes e Naiana Bittencourt de Sá. Nasceu e mora em Tubarão. Desenha desde muito cedo e por onde passa costuma deixar um desenho de presente.