De 1º a 18 de setembro, o centro cultural de Pomerode celebra a gastronomia típica, receitas tradicionais e toda a beleza da mesa posta no Kaffeeklatsch 2022.
Uma das novidades do evento, que está na segunda edição, é a culinária romena, apresentada através de quitutes já tradicionais na mesa dos brasileiros: churros, pastéis e crepes, em receitas originais do país da Europa Oriental.
Para o vice-prefeito Chico Hass, secretário de Turismo e Cultura da Prefeitura de Pomerode, o objetivo do Kaffeeklatsch é comemorar, a partir da reunião em torno de uma boa mesa, as tradições e a cultura dos imigrantes.
“Muita gente não sabe que temos pratos conceituados em nossos restaurantes, oriundos de diferentes etnias, entre elas, a culinária romena. A miscigenação gastronômica e cultural nos permite essa experiência: a preservação de nossas raízes e, ao mesmo tempo, a fusão de novos sabores. Nesta edição buscamos resgatar isso, celebrando com nossos parceiros a valorização de toda a história que Pomerode carrega”, reforça.
Atrações desta edição
Além do café colonial (neste ano explorado pela Apae da cidade) e dos quitutes romenos, o Kaffeeklatsch traz uma celebração à mesa posta: há no centro cultural espaços com exposição de louças e dos aventais inscritos no concurso do evento, produzidos por artesãos locais.
Marcas como Karsten, Copa&Cia, Pomerpatch e Mozart Crystal também expõem seus produtos relacionados ao tema.
A exposição conta ainda com presença de artesãos locais, da Handgemacht, a loja de artesanato feitos em Pomerode, da Associação dos Artistas e Artesãos em Madeira (AMADE), da Associação de Artistas e Artesãos de Pomerode e da Associação Kreativer Platz.
O Kaffeeklatsch acontece de quarta a sexta-feira, das 14h às 19h e nos sábados e domingos, das 10h às 19h. Música ao vivo e apresentações culturais também compõem o evento, que ocorre no centro cultural de Pomerode.