E se você pudesse fazer uma viagem pelo Brasil sem sair de casa?

Com a internet, isso se tornou possível. E com a pandemia, isso se tornou uma rotina.

As lives explodiram por todos os cantos do mundo e muito se perguntou quando a febre iria passar. Não passou!

Elas continuam vivas nas redes sociais e, todos os dias, podemos nos aproximar de pessoas, artistas e shows, antes inacessíveis à grande parte do público.

Quem viveu isso na pele em 2020, foi o 2humanos Duo, formado por Riccieri (violão, violoncelo e voz) e Israel (violino e voz), que une a música clássica com a música popular brasileira.

Agora, em 2022, eles estão prontos para se apresentarem online novamente, em um projeto de quatro lives abertas ao público, chamado “2humanos – violino e violoncelo, a música brasileira do clássico ao popular”. As apresentações acontecerão nos dias 4, 5, 6 e 7 de abril, no Facebook e Instagram do Duo.

Duo une música clássica e popular em série de lives em abril. Divulgação

Repertório

Os temas das lives serão Música Clássica Brasileira, Forró Instrumental e Baião, Músicas do Sul e Música Brasileira Raiz, respectivamente.

Haverá a participação especial de músicos convidados nas três primeiras datas, são eles: o pianista Felipe Paupitz, o percussionista Osvaldo Pomar e o músico Ricardo Bergha.

O projeto prevê um passeio pelos diversos estilos  que povoam o Brasil. O repertório conta com baião, xote, xaxado, forró, sertanejo, milonga e também composições de outros países da América do Sul.

Objetivo do projeto

Segundo Riccieri, o objetivo é proporcionar ao público uma experiência de alta qualidade artística e técnica, que aproxime os fãs dos diferentes estilos musicais.

“Em alguns momentos das apresentações, vamos falar sobre os compositores, contextos históricos, sociais e outras informações das canções, de modo que os compositores e mestres da cultura popular e clássica brasileira, sejam ainda mais conhecidos. A finalidade é produzir um espetáculo informativo e interativo, que contribua com a formação do público e com o fortalecimento da identidade artística nacional”, conta.

“Sabemos que o violoncelo e o violino são instrumentos geralmente utilizados em um contexto de música erudita, quase sempre voltado para a reprodução de obras clássicas de compositores estrangeiros. A ideia de unir a técnica e instrumentos da música erudita com a diversidade e riqueza da música popular é promover a valorização da cultura tradicional brasileira”, afirma Israel.

O projeto

As lives terão duração de uma hora e contarão com audiodescrição para pessoas cegas e com baixa visão. Além disso, as apresentações serão gravadas e  disponibilizadas na íntegra de forma gratuita nas redes sociais do Duo. O projeto é realizado com recursos do Governo Federal e da Lei Aldir Blanc, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), do Governo do Estado de Santa Catarina.