A busca por bem-estar e saúde será uma prioridade para os próximos anos.  É o que revela a Pesquisa Global de Sentimento do Consumidor, realizada pela WW, reconhecida globalmente por seu programa de perda de peso, em parceria com o Instituto Kantar, que ouviu 14.506 pessoas, entre 18 e 69 anos, em 15 países.

 

Feita com o objetivo de compreender as tendências e comportamentos da sociedade com relação a hábitos saudáveis, a pesquisa apontou que, entre os brasileiros, 91% estão focados em manter e/ou melhorar sua saúde e bem-estar, enquanto em todo o mundo o percentual é de 78%.

 

Em função da pandemia, uma melhora na imunidade e no estilo de vida, fez com que os brasileiros mudassem o comportamento e o olhar sobre a saúde. Com isso, aumentou drasticamente a busca por produtos e alimentos mais naturais e menos manipulados, abrindo a oportunidade para quem busca empreender nessa área que só cresceu nos últimos anos.

 

Foi o caso do Charles James Müller, natural de Blumenau, em Santa Catarina, formado em Administração de Empresas com Especialização e Pós-Graduação em Comércio Exterior. Mora em Brasília há 22 anos, se aposentou em 2020 após 35 anos trabalhando no Banco do Brasil. Se viu com tempo livre demais, já que estava acostumado com a vida dos negócios e decidiu abrir os olhos para o que ainda não tivera a oportunidade em toda a vida, o empreender. “Me achava muito jovem para me tornar um típico aposentado, precisava dar um start em outro mercado e seguir trabalhando.” Conta.

 

Empreendedor blumenauense inaugura franquia de alimentação saudável em Florianópolis. Divulgação

A franquia

Sempre teve uma vida muito ativa, envolvido em projetos, e com o que mais adora, o futebol. Foi nessa rotina que conheceu a Bio Mundo. Uma rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, natural de Brasília, com franquias espalhadas pelo Brasil e que possui uma vasta gama de produtos. A marca tem a característica de se preocupar com o dia a dia de todos, com um portfólio de altíssima qualidade, que inclui itens à granel, diet, light, integrais, veganos, sem glúten, sem lactose, funcionais, vegetarianos, que somam em média 1.000 produtos em prateleira e mais de 200 opções de produtos à granel, além das marcas próprias.

 

A Bio Mundo foi uma coincidência na vida de Charles, alinhando a busca por uma vida saudável e os novos caminhos com o empreendedorismo. “Conhecendo mais a loja e seu segmento, percebi que era exatamente um nicho certeiro para o momento que o país e o mundo estão caminhando, que seria a busca por saúde e qualidade de vida pós pandemia.” 

 

Charles, morando em Brasília, estudando os dados atuais do mercado e do país, decidiu abrir sua primeira loja Bio Mundo no fim de 2021, na cidade onde nasceu e cresceu, Blumenau.

 

“Foi uma decisão consciente diante dos números e pesquisas de mercado. Ser natural daqui e conhecer muito bem a cidade colaborou muito. Blumenau têm características particulares de local e público que fariam dessa loja um sucesso, como a carência nesses tipos de produtos, o alto poder aquisitivo da região, além disso, ainda não existia nenhuma unidade Bio Mundo por lá, e foi o que aconteceu.” Vale lembrar que neste ano, Blumenau foi premiada como a segunda melhor Cidade Empreendedora de Santa Catarina.

 

Com o crescimento da primeira unidade, Charles não parou por aí. Como trabalhou em banco por muitos anos, números e mercado sempre estiveram presentes em seu dia a dia, facilitando decisões assertivas.

 

De acordo com o novo ICE (Índice de Cidades Empreendedoras), pesquisa produzida pela Enap (Escola Nacional de Administração Pública), com apoio da Endeavor, Florianópolis é a segunda melhor cidade para empreender no Brasil. Na lista dos 100 maiores ecossistemas locais de empreendedorismo no país, Floripa ficou atrás apenas de São Paulo. O estudo tem como objetivo analisar o ambiente de negócios das 100 cidades mais populosas do Brasil, para mostrar quais delas possuem as condições mais propícias para o desenvolvimento do ecossistema empreendedor.

 

Tendo em vista esse cenário, a segunda unidade veio, agora na capital Florianópolis, sediada na Rua Deodoro, 197 – loja 201, na região central. “Sem dúvidas, pelo estilo de vida de Florianópolis, cercada por praias e uma vida muito próxima à natureza, seria de fato o local perfeito para a segunda unidade.” Explica.

 

Nessa nova empreitada, se aliou ao sócio Éric Silva Souza, Gerente de TI, Pós-graduado em Tecnologia da Informação, que deu o start inicial para essa segunda unidade.

 

“Sempre direcionei os meus investimentos para o ramo imobiliário e há alguns anos estava pensando em diversificar, mas não tinha ideia onde investir. Em conversas com colegas do futebol, ouvi falar sobre a franquia da Bio Mundo e um dos colegas me apresentou para o Senhor Edmar, responsável pela franquia. Com o CEO, as certezas se confirmaram e por acreditar bastante no ramo de produtos naturais, decidi abrir a franquia.” Conta Éric.

 

Pouco tempo depois, se organizando para o negócio, Éric e Charles foram conectados pelo mesmo propósito. Éric explica que tudo começou no mundo do futebol e rolou para os negócios.

 

“Comecei a me estruturar para concretizar esta decisão, e então veio a pergunta: Aonde abrir a franquia Bio Mundo? Minha esposa é de Londrina e gostamos muito de Florianópolis, diante disto verificamos se existiria alguma loja em Londrina e em Florianópolis. Em Londrina já tinha, mas em Florianópolis não. O colega de futebol Charles tinha acabado de abrir uma franquia em Blumenau e então fui conversar com ele para saber o que ele estava achando da franquia. Após a conversa, saí mais decidido ainda que realmente iria abrir uma franquia da Bio Mundo. Dias depois, a proposta de expandirmos a franquia no estado de Santa Catarina aconteceu e agora estamos aqui.” Explica Éric, que agora é mais do que parceiro do futebol, mas parceiro de negócio.

Expectativa

 

Charles e Éric agora são os mais novos sócios da unidade Central de Floripa e já possuem planos de expansão. “Pretendemos expandir mais unidades pela região, já que ainda existem áreas que possuem força e capacidade de evolução para receber esse mesmo estilo de negócio, que tem sido verdadeiramente um sucesso.” Afirmam.