Atenta às necessidades do mercado e a inclusão também nos setores produtivos das indústrias têxteis, a Welttec, referência no setor de máquinas, acaba de lançar a Hands On, uma luva tecnológica adaptada para que o público PcD (pessoas com deficiência) possa costurar sem fazer uso do pedal.

O equipamento é voltado para pessoas com mobilidade reduzida nos membros inferiores ou que não tenham mobilidade.

Empresa de Blumenau desenvolve luva adaptada para PCD operar máquina de costura. Divulgação

“Hoje, o Brasil conta com mais de 17 milhões de PcD, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com essa novidade, unimos responsabilidade, inclusão e inovação para solucionar uma demanda do setor produtivo, gerando ainda mais oportunidades no mercado de trabalho”, comenta Eduardo Elias Martins, CEO do Grupo ENM, composto pelas empresas Welttec, Link Comercial, Zee Rucci e ENM Comércio.

Empresa de Blumenau desenvolve luva adaptada para PCD operar máquina de costura. Divulgação

Depois de cerca de um ano de estudos e testes, feitos inclusive com membros da Associação Blumenauense de Deficientes Físico (Abludef), a Hands On pode ser adquirida diretamente com a Welttec, tanto por pessoas físicas quanto jurídicas.

A luva tecnológica adaptada para PcD é de fácil manuseio e funciona através de comandos simples pelo toque das mãos, substituindo o uso dos pés na hora de operar o maquinário.

Ela permite todos os comandos, como costura, arremate, levantador de calcador e acionamento do corte de linha.

A novidade, inicialmente, está disponível para conexão via bluetooth do sistema da máquina de costura industrial Jack A4F, da marca Jack Sewing Machine Co., a maior do segmento no mundo.

Empresa de Blumenau desenvolve luva adaptada para PCD operar máquina de costura. Divulgação

Distribuidor exclusivo das máquinas de costura Jack no Brasil e considerada a maior distribuidora mundial da marca, a Welttec escolheu o modelo Jack A4F para a adaptação porque já é uma máquina que responde a diversos comandos tecnológicos, usado e aprovado tanto pelas indústrias quanto por costureiras autônomas espalhadas pelo país.

“Essa é uma máquina super completa, apresenta diferenciais tecnológicos e inovadores. Traz comandos que oferecem facilidade e agilidade para trabalhar, por isso é perfeita para a Hands On”, comenta Eduardo Elias Martins. 

Conheça mais a Hands On

A Hands On foi desenvolvida em parceria com a Tnah, empresa que desenvolve soluções tecnológicas para atender a indústria 4.0. A luva é formada por uma placa eletrônica, baterias e sensores, envolta por tecido poliamida.

O sensor que dá os comandos para a máquina fica no dedo indicador, onde é possível controlar e regular o uso. O funcionamento acontece através de conexão bluetooth, realizado por meio de um controlador que é preso a máquina.

A configuração e a conexão são feitas de forma fácil e rápida, em cerca de cinco minutos.

“A comunicação sem fio facilita a operação e pelo comando da mão não ocorre delay nos comandos que são repassados à máquina. Nesse formato e com essa tecnologia, a Hands On se torna uma luva inédita no Brasil”, comenta o diretor da Tnah, Gustavo Guimarães de Souza,.