Santa Catarina conta agora com o primeiro prédio verde, certificado globalmente por conta de suas características que não agridem o meio ambiente.

A estrutura é a sede da Bludata, empresa de tecnologia localizada em Blumenau. Para conquistar a certificação Leed, instituída pela GBC Brasil, a empresa de tecnologia realizou diversos investimentos na construção do prédio de sete andares.

Catarina a conquistar certificação global de prédio sustentável. Foto: Daniela Buzzi

O projeto

Foram mais de seis anos de construção, com a instituição de cuidados que iniciaram já no nivelamento do terreno, localizado às margens do Rio Itajaí- Açu. Houve a preservação de área verde e replante de espécies naturais e frutíferas, conforme indicação da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema).

Catarina a conquistar certificação global de prédio sustentável. Foto: Daniela Buzzi

“Todo o material utilizado na obra precisava ser auditado e certificado, mas hoje contamos com instalações que alinham segurança, qualidade e consciência ambiental, mostrando que é possível fazer diferente. Nossa estrutura foi pensada dessa forma porque é uma maneira clara de alinhar o espaço com nosso valor de qualidade de entrega. Também contamos com datacenter certificado globalmente, o que transmite aos clientes segurança e confiança”, destaca José Henrique da Silva, diretor da Bludata.

Catarina a conquistar certificação global de prédio sustentável. Foto: Daniela Buzzi
Catarina a conquistar certificação global de prédio sustentável. Foto: Daniela Buzzi
Bludata, de Blumenau é primeira de Santa Catarina a conquistar certificação global de prédio sustentável. Foto: Daniela Buzzi

Entre os diferenciais que tornam o prédio de sete andares um “edifício verde” estão o uso de energia fotovoltaica, vidros com isolamento termoacústico, paisagismo que evita a necessidade de rega constante, tratamento e reaproveitamento de água da chuva, sistema de ar condicionado que filtra o ar dos ambientes.

“Contamos ainda com dois geradores de energia. Detalhes como o uso de tintas certificadas na pintura dos móveis, toda a mobília, torneiras e descargas dos banheiros precisam estar de acordo com a regulamentação da GBC Brasil para que a entidade conceda a certificação. Além disso, qualquer reparo deve ser feito dentro dos requisitos da certificadora, a fim de garantir que o prédio siga com estes cuidados”, explica o diretor.

A estrutura

Além dos ambientes de trabalho – preparados para receber cerca de 250 pessoas – a Bludata possui ainda estacionamentos com opção de recarga de carro elétrico, bicicletário e vestiários. A iluminação é 100% de led, trazendo um impacto econômico no longo prazo com a economia de luz, da mesma forma que o reaproveitamento de água para jardinagem e limpeza. Regras de acessibilidade também são aplicadas, com rampas de acesso e banheiros adaptados.

A sede da Bludata entrou em operação em janeiro de 2020. No mesmo ano a empresa recebeu a certificação Tier III do Uptime Institute, que aferiu o alto grau de segurança de seu datacenter.