Empresária catarinense ministra em Paris curso de imersão no mercado de luxo
Atributos como tradição, excelência, sofisticação e pluralidade caracterizam o mercado de luxo, fazendo do segmento um dos mais exclusivos e competitivos em nível global.
E para os profissionais e organizações que buscam empreender ou destacar sua marca nesse nicho mercadológico, um elemento é fundamental: o conhecimento.
Com o objetivo de democratizar o conhecimento adquirido em mais de uma década de estudos e atuação no segmento de alto padrão, a empresária Manu Berger, catarinense radicada em São Paulo, finalizou nesta semana mais um curso de imersão no mercado de luxo, desta vez diretamente da “Cidade Luz”, Paris.
Com o conceito curso-boutique, as aulas foram ministradas para um grupo de cinco alunas, todas profissionais com destacada atuação no mercado, e contou também com uma participação na Paris Fashion Week.
“O mercado de luxo é um segmento que une o sonho à realidade; sendo assim, é fundamental que os cursos nesta área aliem a informação teórica com a prática, proporcionando experiências que agreguem valor para a vida profissional e pessoal. O curso atingiu o objetivo de promover o conhecimento de forma interativa e imersiva”, acredita Manu Berger, que já prevê as cidades de Milão e Nova York como os próximos destinos onde irá realizar novos cursos com formato e conceito similar.
A programação
O primeiro dia foi dedicado à imersão no mercado por meio de uma aula teórica sobre o segmento, abordando a história do mercado, as estratégias das marcas e o panorama do setor no contexto mundial.
O local escolhido não poderia ser mais simbólico: uma sala de aula perto do icônico Museu do Louvre. No período da tarde ocorreu uma visita ao L’Appartement Etoileem Paris. O espaço criado pela Symrise oferece uma experiência sensorial e olfativa em que é possível conhecer as bases da perfumaria fina mundial.
Para encerrar o tour, as participantes foram recebidas em uma sala exclusiva da boutique Cartier. Lá, puderam conhecer mais sobre a marca e ter contato com peças de rara beleza e design.
No dia seguinte, foi realizada uma visita à galeria La Samaritaine, um dos endereços mais significativos do mercado de luxo parisiense. Por 16 anos ficou fechada e reabriu em 2021 após uma reforma financiada pelo grupo LVMH.
Durante a visita, foi possível conhecer as lojas da galeria e, ainda, acessar uma sala exclusiva destinada a reis, rainhas e celebridades. À tarde, a visita foi na maior loja da grife Louis Vuitton, na tradicional avenida Champs-Élysées.
“Às participantes foi apresentada a loja na atualidade. E, também, os planos de expansão após a reforma em razão da Copa do Mundo”, explica Manu.
Para finalizar, as participantes acompanharam o desfile da marca Atitú, única grife brasileira a participar da Paris Fashion Week. Comandada pela estilista e empresária Júlia Loyola, a marca capixaba apresentou oito looks diferenciados da coleção “Gerações”.