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Empresária catarinense ministra em Paris curso de imersão no mercado de luxo

Atributos como tradição, excelência, sofisticação e pluralidade caracterizam o mercado de luxo, fazendo do segmento um dos mais exclusivos e competitivos em nível global.

E para os profissionais e organizações que buscam empreender ou destacar sua marca nesse nicho mercadológico, um elemento é fundamental: o conhecimento.

Com o objetivo de democratizar o conhecimento adquirido em mais de uma década de estudos e atuação no segmento de alto padrão, a empresária Manu Berger, catarinense radicada em São Paulo, finalizou nesta semana mais um curso de imersão no mercado de luxo, desta vez diretamente da “Cidade Luz”, Paris.

Com o conceito curso-boutique, as aulas foram ministradas para um grupo de cinco alunas, todas profissionais com destacada atuação no mercado, e contou também com uma participação na Paris Fashion Week.

“O mercado de luxo é um segmento que une o sonho à realidade; sendo assim, é fundamental que os cursos nesta área aliem a informação teórica com a prática, proporcionando experiências que agreguem valor para a vida profissional e pessoal. O curso atingiu o objetivo de promover o conhecimento de forma interativa e imersiva”, acredita Manu Berger, que já prevê as cidades de Milão e Nova York como os próximos destinos onde irá realizar novos cursos com formato e conceito similar.

A programação

O primeiro dia foi dedicado à imersão no mercado por meio de uma aula teórica sobre o segmento, abordando a história do mercado, as estratégias das marcas e o panorama do setor no contexto mundial.

O local escolhido não poderia ser mais simbólico: uma sala de aula perto do icônico Museu do Louvre. No período da tarde ocorreu uma visita ao L’Appartement Etoileem Paris. O espaço criado pela Symrise oferece uma experiência sensorial e olfativa em que é possível conhecer as bases da perfumaria fina mundial.

Para encerrar o tour, as participantes foram recebidas em uma sala exclusiva da boutique Cartier. Lá, puderam conhecer mais sobre a marca e ter contato com peças de rara beleza e design.

Roberta Trento Dall Agnol, Eduarda Trento Dall Agnol, Aurea Degani, Julia Loyola, Manu Berger e Laís Sachet. Divulgação
Empresária catarinense ministra em Paris curso de imersão no mercado de luxo. Divulgação
Empresária catarinense ministra em Paris curso de imersão no mercado de luxo. Divulgação
Empresária catarinense ministra em Paris curso de imersão no mercado de luxo. Divulgação

No dia seguinte, foi realizada uma visita à galeria La Samaritaine, um dos endereços mais significativos do mercado de luxo parisiense. Por 16 anos ficou fechada e reabriu em 2021 após uma reforma financiada pelo grupo LVMH.

Durante a visita, foi possível conhecer as lojas da galeria e, ainda, acessar uma sala exclusiva destinada a reis, rainhas e celebridades. À tarde, a visita foi na maior loja da grife Louis Vuitton, na tradicional avenida Champs-Élysées.

“Às participantes foi apresentada a loja na atualidade. E, também, os planos de expansão após a reforma em razão da Copa do Mundo”, explica Manu.

Para finalizar, as participantes acompanharam o desfile da marca Atitú, única grife brasileira a participar da Paris Fashion Week. Comandada pela estilista e empresária Júlia Loyola, a marca capixaba apresentou oito looks diferenciados da coleção “Gerações”.