Escola de Blumenau promove caminhada cultural pelo Centro Histórico
A Escola S de Blumenau realizou nesta segunda-feira, 11, a quarta Caminhada Cultural do programa Patrimônio na Escola.
A iniciativa é uma parceria com o Guia Manezinho, ação pioneira no estado, e consiste em promover caminhadas culturais conduzidas pelos próprios estudantes do ensino médio da rede.
Em Blumenau, o projeto foi desenvolvido com o apoio das professoras de Ciências Humanas Tairine Gabriela Pereira Lopes e Ana Carla Zultanski e toda a pesquisa histórica foi elaborada pelos estudantes dos 1ºs anos, com assessoria dos 2ºs e 3ºs anos da modalidade STEAM que compreende Ciências, Tecnologia, Artes e Matemática).
A caminhada aconteceu na região do Centro Histórico de Blumenau e foi orientada por Rodrigo Stüpp, guia turístico e coordenador do projeto Guia Manezinho, de Florianópolis.
O professor Fábio Will, da Escola S de Florianópolis, também apoiou a organização do evento.
Pesquisa histórica
Na pesquisa histórica, os estudantes contemplaram diversos pontos, como comportamento e até mesmo os trajes utilizados em determinada época – alguns, inclusive, fizeram a caminhada trajados de personagens históricos, como o Dr. Hermann Blumenau.
O passeio pelo Centro Histórica ainda teve participações especiais: a professora historiadora e diretora do Patrimônio Histórico-Museológico de Blumenau, Sueli Petry, que falou sobre a importância do patrimônio histórico e cultural da cidade; e o secretário de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau, Rodrigo Ramos, que passava pelo local e acompanhou a fala dos estudantes com a história da antiga Prefeitura de Blumenau, prédio no início da Rua XV de Novembro e que atualmente abriga a Secretaria de Cultura.
O projeto Patrimônio Cultural teve início em fevereiro com a formação dos docentes da Escola S. Antes de Blumenau, que encerrou o circuito, já ocorreram as Caminhadas Culturais Criciúma, Lages, Chapecó e Florianópolis.
Veja mais fotos da Caminhada Cultural de Blumenau neste link.