Mãos para criar, realizar, comunicar, indicar e tocar.

Na sexta-feira (18/03), aconteceu a cerimônia de abertura da exposição ÍMPETO (escultura de 2x2m, à base de metal, semelhante a uma mão humana), do artista visual, arquiteto e urbanista, Jean Tomedi, na Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau (SMC).

A escultura ficará exposta até o mês de dezembro no hall de entrada da SMC, com entrada gratuita e acessível à toda comunidade.

“A sensação de participar deste projeto com o Jean é única, e incrível. Estar nesta ação com um dos artistas que eu mais admiro, poder fazer parte disso, poder vivenciar na pele, faz meu peito vibrar de gratidão e honra. O frio na barriga em recitar um poema meu no evento também foi indescritível e eu já quero mais”, declara a poetisa Vanessa Santiago, 29 anos, que em breve terá poema traduzido em braile, em placa/pedestal, juntamente com a escultura, em frente à Secretaria.

Veja alguns dos registros da abertura da exposição

Abertura da exposição ÍMPETO de Jean Tomedi. Foto: Nane Pereira
Abertura da exposição ÍMPETO de Jean Tomedi (esq. pra dir.: Secretário Rodrigo Ramos, Gilberto Correia da ACEVALI, artista Jean Tomedi e poetisa Vanessa Santiago).
Foto: Nane Pereira
Abertura da exposição ÍMPETO de Jean Tomedi. Foto: Nane Pereira
Abertura da exposição ÍMPETO de Jean Tomedi (poetisa Vanessa Santiago). Foto: Nane Pereira
Abertura da exposição ÍMPETO de Jean Tomedi (fala de Gilberto Correia ACEVALI). Foto: Nane Pereira
Abertura da exposição ÍMPETO de Jean Tomedi (fala do Secretário de Cultura). Foto: Nane Pereira
Abertura da exposição ÍMPETO de Jean Tomedi (fala do Secretário de Cultura). Foto: Nane Pereira
Abertura da exposição ÍMPETO de Jean Tomedi. Foto: Nane Pereira

“A obra ÍMPETO é linda, imponente, e como diz o poema: o que você expressa com as mãos vem do fundo do seu coração?”, complementa a poetisa.

Quem também esteve presente no evento foi o sócio e integrante da Associação de Cegos do Vale do Itajaí (ACEVALI), Gilberto Correia, 67 anos, “A exposição é sensacional, onde todos vocês olharam com os olhos e nós deficientes visuais ou cegos, na escuridão dos nossos olhos, pudemos sentir e tocar a obra, e eu, claro, ter as minhas sensações sobre ela”, reflete Correia.

“A gente precisa ter ímpeto na vida e tomar certas decisões e a mão nesse processo é tudo. Se eu quiser enxergar algo será pela audição, pelo olfato, pelo toque, pelas mãos, pelo tato. Eu gostaria que outros deficientes visuais tivessem essa oportunidade e honra de chegar e poder tocar a escultura”, argumenta ele.

Reconhecimento

Para o secretário Municipal de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau, Rodrigo Ramos, Jean Tomedi é um artista que consegue transitar em vários movimentos das artes visuais.

“A proposição desse organismo ‘vivo’, complexo e cheio de reflexões nos leva para um mundo de possibilidades. Ficamos felizes que ele tenha escolhido a Secretaria de Cultura para abrigar sua obra”, celebra Ramos.

A obra ÍMPETO possui estrutura metálica treliçada, coberta por uma tela de aço, com um total de 2x2x2metros. O projeto ÍMPETO, de Jean Tomedi, é viabilizado por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020) no município de Blumenau.