X
X

Buscar

Esporte blumenauense é tema de exposição em céu aberto

A exposição “Blumenau Sempre Campeã” tem início na próxima quarta-feira, 2, a partir das 16h, na Rua Almirante Tamandaré 1316, em Blumenau.

A Castelo Engenharia e o artista Luiz Bernardes, apresentam a 3a edição da Galeria de Cultura e Arte, utilizando tapumes da construção civil, desta vez, destacando uma pequena parte da grandeza de Blumenau nos esportes.

Tudo começa em 02 de dezembro de 1859, com a modalidade de Tiro ao Alvo, posteriormente, bolão e Skat. As modalidades de tiro, skat, bolão, futebol, atletismo-maratona, remo, natação – saltos ornamentais, basquete, vôlei, tênis, handebol, punhobol, futsal, ciclismo, ginástica, tênis de mesa, xadrez, hipismo e paraolímpicos artes marciais serão os destaques da exposição.

Num conjunto de memórias, acessível a toda comunidade, Luiz Bernardes e Castelo Engenharia já fizeram a exposição do “Dr. Blumenau” e dos “200 anos de Fritz Muller” com grande sucesso de público e divulgação.

O artista Luiz Bernardes conta que, além de ter sido um esportista, sempre amou e respeitou a cultura blumenauense como um todo e, dentre tantos atributos que a cidade possui, escolheu para esta sediar a terceira edição, destacando a grandeza dos atletas, suas conquistas e glórias.

A exposição terá aproximadamente 140 metros quadrados de painéis-imagens e esculturas. A Castelo Engenharia espera que a exposição inspire os visitantes e incentive as novas gerações a investir e praticar esportes.

NATAÇÃO – A exposição em céu aberto “ Blumenau sempre campeã” da Castelo Engenharia com Luiz Bernardes tem início na próxima quarta-feira, 2. Divulgação
BOLÃO 30 – A exposição em céu aberto “ Blumenau sempre campeã” da Castelo Engenharia com Luiz Bernardes tem início na próxima quarta-feira, 2. Divulgação
PRIMEIRA PISTA BOLÃO – A exposição em céu aberto “ Blumenau sempre campeã” da Castelo Engenharia com Luiz Bernardes tem início na próxima quarta-feira, 2. Divulgação
CORRIDA DE MOTO – A exposição em céu aberto “ Blumenau sempre campeã” da Castelo Engenharia com Luiz Bernardes tem início na próxima quarta-feira, 2. Divulgação
PRIMEIRA MARATONA DE BLUMENAU – A exposição em céu aberto “ Blumenau sempre campeã” da Castelo Engenharia com Luiz Bernardes tem início na próxima quarta-feira, 2. Divulgação
HONRA AO MÉRITO – A exposição em céu aberto “ Blumenau sempre campeã” da Castelo Engenharia com Luiz Bernardes tem início na próxima quarta-feira, 2. Divulgação

Por exemplo, Blumenau sagrou-se campeã geral em 43 edições dos Jogos Abertos de Santa Catarina – JASC, com atletas presentes em competições de âmbito local, nacional, mundial e olímpico. A trajetória de Blumenau no esporte é ímpar, não só para o Estado de Santa Catarina, como para o Brasil. Eis uma das justificativas do artista para a realização da exposição.

Os organizadores reconhecem que, embora procurem retratar uma linha do tempo na trajetória de Blumenau no esporte, é possível que grandes personagens desta caminhada não sejam representados em sua totalidade e, por este motivo, antecipadamente, pedem desculpas e externam seus agradecimentos às equipes técnicas, de apoio e familiares.

Sobre o artista Luiz Bernardes

O artista plástico e design, 69 anos, já participou de exposições individuais e coletivas, regionais, nacional e internacionais.

Criador da “Maibaum”, inaugurada nos 162 anos da cidade. Escolhido pela Revista Casa e Jardim como um dos 20 do Brasil na arte da Decoração pela comemoração de seus 43 e 45 anos de edição especial em 1996 e 1997. Possui peças no Brasil e exterior.

A partir de 2021 o artista se dedica a grandes exposições em céu aberto distribuindo da forma mais democrática possível cultura e memória cultural de forma acessível a todos. Para saber mais sobre a extensa obra do artista e suas produções atuais, acesse o seu perfil no Instagram. 

Sobre a Castelo Engenharia

A empresa Castelo Engenharia, Consultoria, Administração e Construção Civil Ltda. Foi fundada na cidade de Blumenau pelo Sr. Nelson Voltolini, inicialmente para atender a uma satisfação pessoal, já que, graduado em Engenharia Civil, mas trabalhando em uma instituição bancária de economia mista, sentia a necessidade de praticar a profissão em que se formara.

Essa foi a principal motivação que fez com que o fundador iniciasse, em 1982, o seu trabalho com investidores na administração de loteamentos e, pouco tempo depois, de prédios. Hoje a Castelo Engenharia tem mais dois sócios: Guilherme Voltolini e Adilson Grahl Júnior, ambos engenheiros civis.