A exposição “Fritz Müller: o sábio mais modesto”, idealizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e apresentada no Museu de Arte de Blumenau (MAB), chega nesta sexta-feira (dia 8) ao Norte Shopping.
Realizada em homenagem aos 200 anos de nascimento de Fritz Müller, a mostra demonstra a dimensão de sua modéstia, reflexo da simplicidade em que vivia, mesmo sendo considerado posteriormente como “O Príncipe dos Observadores”, diante de suas contribuições intelectuais.
Imigrante alemão do início da colonização do Vale do Itajaí, Johann Friedrich Theodor Muller (1822-1897) se instalou em Santa Catarina por volta de 1852.
Residindo na atual região de Blumenau, trouxe consigo uma imensa bagagem intelectual e acadêmica pela história natural e medicina.
Neste plano, mesmo desprovido de estrutura e equipamentos específicos, produziu conhecimento no ramo da história natural e da biologia por 45 anos ininterruptos, tendo destaque para as contribuições realizadas no trabalho do cientista britânico Charles Darwin, com quem manteve correspondências durante 10 anos.
Na visita à exposição, o público poderá conferir objetos históricos utilizados pelo naturalista alemão e conhecer um pouco da sua vida, por meio de biografia, fotografias, livros e outros itens.
Gerente de Marketing do Norte Shopping, Cíntia Tristão Pietrangelo comenta que é uma honra para o shopping receber a exposição que retrata uma figura histórica tão importante para a cidade.
“É uma excelente oportunidade para as pessoas aprofundarem o conhecimento sobre a vida do Fritz Müller e descobrir as contribuições dele à ciência e ao meio ambiente”, opina.
Exposição “Fritz Müller: o sábio mais modesto”
Abertura na sexta-feira (dia 8).
Visitação: diariamente, das 10h às 22h. Até o dia 31 de agosto
Norte Shopping, no espaço Norte Cultura (em frente à Kopenhagen)
Entrada gratuita