Até o dia 7 de novembro, o público de Blumenau poderá conhecer a exposição Os arquipélagos de Nara Guichon, seguindo o circuito programado para Santa Catarina.

A exposição acontece na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) – Campus I.

Nara Guichon é designer têxtil reconhecida nacional e internacionalmente por seu trabalho com redes de pesca descartadas como resíduos e reaproveitadas.

Exposição “Os arquipélagos de Nara Guichon” vai até o dia 7 de novembro na Biblioteca da FURB. Reprodução/Facebook

Na mostra, ela exibe 15 trabalhos, que apontam tanto para sua matéria-prima fundamental, como para o elemento responsável por 50% da poluição mundial dos oceanos: as redes de pesca.

A curadoria é assinada pela crítica e historiadora da arte Paula Ramos, professora do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Exposição “Os arquipélagos de Nara Guichon” vai até o dia 7 de novembro na Biblioteca da FURB. Foto: Ruan Rosa

Contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura (2021), o projeto foi executado com recursos do Estado de Santa Catarina através da Fundação Catarinense de Cultura.

Exposição “Os arquipélagos de Nara Guichon” vai até o dia 7 de novembro na Biblioteca da FURB. Foto: Ruan Rosa

Sucesso em Laguna

A exposição teve sua primeira passagem em Laguna e marcou positivamente a cidade. O belíssimo espaço que abrigou a mostra, no segundo andar do Mercado Público, estava originalmente destinado a um estabelecimento gastronômico; todavia, a visibilidade proporcionada ao local pela exposição, bem como a mobilização da comunidade, sensibilizaram a administração local, que vai transformar o espaço em uma Galeria de Arte Municipal.

Exposição “Os arquipélagos de Nara Guichon”
Local: Biblioteca Universitária Martinho Cardoso da Veiga – Salão Angelin. Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Campus I – Rua Antônio da Veiga, 140, Victor Konder, Blumenau (SC)

Visitação: até 7 de novembro de 2022, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e sábados das 09h às 13h.