Um presente para o público e também para todos que se envolveram na organização do Weihnachtsfest, a festa de Natal de Pomerode.
Mais de quatro mil pessoas compareceram à última atração da edição de 2022: o show nacional da banda Chimarruts. Ao som de sucessos que embalaram trilhas sonoras de novelas, os presentes cantaram e dançaram, demonstrando que o evento caiu no gosto popular.
“O nosso Natal ano a ano vem ganhando força. Nossa intenção, desde o início, foi oferecer à comunidade pomerodense e visitantes da região um ambiente familiar e atrativos para todas as gerações. Gastronomia, lazer e artesanato típico estão entre os destaques, isso sem falar na nossa decoração que além de caprichada sempre busca um resgate da cultura e da história dos imigrantes” , reforçou o vice-prefeito de Pomerode e secretário de Turismo e Cultura do município, Chico Hass.
Este ano, o Natal em Pomerode, além de levar ao Centro Cultural da cidade uma celebração natalina com resgates de hábitos dos alemães que colonizaram a região, abriu espaço para outras culturas e estilos musicais.
Papai Noel, oficinas de bolacha, escola de tornearia e decoração especial também estiveram entre os pontos fortes do evento e compartilhado em imagens divulgadas pela internet pelos próprios visitantes.
“Sabemos que essa festa tem muito ainda para crescer. Esse é o nosso foco, melhoria constate. Em 2023, já estamos com ações pensadas”, acrescentou Hass.
O otimismo dos organizadores é compartilhado pelos empresários e expositores que estiveram no Natal de Pomerode deste ano. Ricardo Silveira e Juliana Schnorr já falam em presença garantida para 2023.
Eles levaram o espaço Rota da Linguiça à festa e lá ofereceram produtos à base da famosa linguiça Blumenau, que aliás foi criada em Pomerode em um prédio coincidentemente em frente ao Centro Cultural. E também forneceram o chope oficial da festa.
“Essa foi a nossa primeira participação no Natal de Pomerode. Desde o início, sabíamos que haveria contratempos, afinal, trata-se de um evento. A chuva foi um exemplo disso, mas nós não desanimamos e deu tudo certo. A organização acertou em vários pontos, entre eles a infra-estrutura que permitiu a frequência do público inclusive durante mau tempo. Muita coisa aqui merece elogio, incluindo a decoração e a programação. Falando em atrativos, a noite de encerramento com Chimarruts e bandas convidadas foi excepcional”, comentou Ricardo Silveira.
Além de Chimarruts, o encerramento do Natal de Pomerode contou com as bandas locais Versão Vinil e Karrie King. A festa foi promovida pela Prefeitura de Pomerode, através da Secretaria de Turismo e Cultura.
Enquanto expositores iniciam a desmontagem dos espaços, uma nova festa já mobiliza pessoas ligadas ao turismo da cidade, a Festa Pomerana, que será realizada de 11 a 22 de janeiro no Parque de Eventos de Pomerode.