X
X

Buscar

Google renova credenciamento de colégio em Itajaí como Escola Referência

O Colégio Bom Jesus Itajaí teve seu credenciamento como Escola de Referência Google for Education renovado pelo Google.

Obter o reconhecimento coloca a unidade de Itajaí em um lugar ainda mais privilegiado na educação, pois significa que atendeu novamente a todos os requisitos que o Google for Education solicita.

Assim, consolida a sua transformação digital, tornando o ensino mais colaborativo, ressignificando os papéis do professor e do aluno em sala de aula ‒ marcas do Grupo Educacional Bom Jesus em toda a sua rede de colégios.

O Colégio Bom Jesus Itajaí teve seu credenciamento como Escola de Referência Google for Education renovado pelo Google. Divulgação

Como avalia o especialista em Tecnologia Educacional do Colégio Bom Jesus, Guilherme Oliveira, ao receber a recertificação Google for Education, o Colégio oferece aos alunos o que há de melhor no mercado educacional em termos de metodologias ativas, educação 4.0, cumprindo com a sua função na sociedade atual nos campos intelectual, humano, científico e digital.

“Estamos consolidando a transformação digital nos colégios, possibilitando aos professores cumprir da melhor forma possível a sua atuação e trazendo novas oportunidades de aprendizagem aos alunos. Não só em termos de equipamentos, mas também de desenvolvimento de habilidades digitais, na construção de ambientes mais colaborativos, sem deixar de lado a formação humana”, ressalta Guilherme.

O gestor do Colégio Bom Jesus Itajaí, Francisco Novaes, ressalta que o recredenciamento atesta haver dentro da unidade um maior número de pessoas com conhecimento amplo acerca das tecnologias.

O Colégio Bom Jesus Itajaí teve seu credenciamento como Escola de Referência Google for Education renovado pelo Google. Divulgação

“O fato de se recredenciar mostra que as tecnologias não foram ou não serão abandonadas. Pelo contrário, a instituição está investindo na qualificação da equipe para o uso e o conhecimento dessas tecnologias”, destaca Francisco.

Isso vem ao encontro do que Guilherme afirma: as certificações representam um trabalho feito no dia a dia, há alguns anos, sendo que a unidade de Itajaí obteve sua primeira certificação em 2020.

“As certificações são como selos de qualidade, consequência de um trabalho de toda a equipe, feito no cotidiano, uma prática comum do Colégio Bom Jesus”, destaca.

Para o gestor Francisco, o uso das tecnologias na educação veio para ficar e, quando se investe nisso, a tendência de melhorias é ainda maior, pois há uma série de modificações positivas dentro do Colégio, tanto no trabalho dos colaboradores quanto nas atividades com os alunos.

“São inúmeras as possibilidades de uso pedagógico, e todo o processo de recertificacão faz com que a equipe da unidade se qualifique para utilizar as ferramentas dentro e fora da sala de aula”, diz Francisco.

Por exemplo, planilhas compartilhadas que são alimentadas de informações por diferentes colaboradores; alunos que fazem trabalhos de forma mais colaborativa em um Google Docs ou Google Apresentações; planejamentos semanais, acompanhamento de notas e atividades por meio de postagens no Classroom, entre outras tantas atividades que a tecnologia proporciona.

“Para que tudo isso funcione, é imprescindível a qualificação dos profissionais envolvidos”, observa Francisco.

O Colégio Bom Jesus é usuário de tecnologia e de ferramentas de aprendizagem da plataforma Google for Education desde 2012.

Critérios de reconhecimento

Para que fosse reconhecido como referência em tecnologia educacional pelo Google em 2020, o Colégio Bom Jesus Itajaí precisou cumprir alguns requisitos, como ter mais 100 Google Chromebook, 100% dos alunos e professores utilizando as soluções Google, como Google Meet e Classroom (que foram fundamentais durante o período na pandemia, entre 2020-2022) e ter percentuais de aprovação nas certificações Google Educador (Nível 1 e 2) e Google Trainers (Instrutores), envolvendo toda a comunidade escolar, entre professores e administrativos.

“Agora, para a renovação, o Colégio Bom Jesus Itajaí manteve as exigências já impostas em 2020 e superou as expectativas, demonstrando seu alto nível de engajamento e assertividade”, ressalta Guilherme.

Em Santa Catarina, outras quatro unidades do Colégio Bom Jesus já receberam o reconhecimento Google: o Colégio Bom Jesus Coração de Jesus (Florianópolis) em 2021; o Colégio Bom Jesus Pedra Branca (Palhoça) em 2020; o Colégio Bom Jesus Santo Antônio (Blumenau) em 2021; e o Colégio Bom Jesus Diocesano (Lages) em 2022.

Em toda a rede, o Colégio Bom Jesus conta com sete certificações. Em Curitiba (PR), o Colégio Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes (2020) e o Colégio Bom Jesus Água Verde (2023) já possuem o credenciamento.