Grupo Rudolph reformula marca: holding passa a se chamar CHRISTAL
Poucos meses de completar 50 anos de história, a Rudolph Investimentos e Participações, de Timbó (SC), anuncia ao mercado o reposicionamento de suas marcas sob a regência de uma holding, batizada de CHRISTAL.
Com receita operacional líquida global superior a R$ 200 milhões em 2021, o grupo atua como provedor de soluções para sistemas mecânicos, com forte presença no setor automotivo e atendendo a clientes como Bosch, General Motors e Scania.
Segundo a companhia, a mudança visa estimular a cooperação entre as unidades, integrando modelos de gestão e melhores práticas, e compartilhando competências individuais em benefício do grupo.
“Nossa trajetória de transformação cultural, guiada por um propósito maior, abraça um novo capítulo”, afirma o executivo Alex Marson, que assumiu como CEO do grupo em 2021, com o desafio de integrar as operações.
A nova identidade
A concepção da nova identidade foi resultado de um processo de vários meses, desdobrado ao longo do ano passado, com a consultoria do publicitário Rainer Budweg, que trabalha com criação e curadoria de marcas conscientes.
O nome CHRISTAL homenageia os fundadores da empresa, Christa e Alfred Rudolph, que emigraram da Alemanha para Santa Catarina em 1953.
A marca da holding sustenta quatro unidades de negócio: RUDOLPH (soluções para sistemas mecânicos complexos), USITIM (componentes metálicos seriados de precisão), RUFIX (sistemas de fixação para a indústria) e rup! (inteligência e inovação a serviço da indústria).
A criação da rup! – voltada à gestão da cultura de inovação e ao desenvolvimento de novos negócios, também conectados ao ecossistema de inovação – é mais uma das novidades anunciadas pela companhia.
Desde o final de 2021, a direção do grupo está disseminando internamente as mudanças, junto a lideranças e colaboradores em geral – são 700 colaboradores, no Brasil e na Europa, onde a Rudolph opera há quase 20 anos.
O consultor Rainer Budweg relata que a primeira etapa do trabalho foi “um processo longo e intenso de escuta” com os envolvidos, para conhecer a história e o desenvolvimento das empresas e identificar a visão de futuro de cada um.
“Foram momentos marcantes. Identifiquei pessoas com uma visão de mundo humanizada, e todos muito alinhados”, afirma o publicitário. “Integridade e espírito proativo são, na minha leitura, os grandes pilares da marca CHRISTAL e de suas unidades.”
Marca com propósito
A CHRISTAL se apresenta como uma plataforma que integra pessoas, marcas e negócios. “Nosso nome representa a resiliência que marca a nossa história, a transparência em nossas ações e a clareza na visão do todo”, descreve o posicionamento da holding.
“Nossa abordagem é planejada e objetiva, com uma linguagem direta, firme e agregadora. Transmitimos uma imagem jovial e atemporal, que reúne leveza, ousadia e excelência.”
O marco anterior no processo que levou à reformulação das marcas e à reestruturação do grupo ocorreu em novembro de 2019.
À época, a empresa revelou seu propósito (“inspirar e desenvolver pessoas para a excelência”) a todos os colaboradores e reforçou a atuação em algumas frentes, que envolvem inovação, intraempreendedorismo e alianças estratégicas.
“Levamos o conceito da colaboração para um nível ainda mais elevado”, afirma o CEO Alex Marson, ressaltando que, até então, a Rudolph conduzia a estratégia de cada empresa de forma independente:
“Percebemos que poderíamos colher mais benefícios e sinergia trabalhando a gestão do portfólio de empresas e a alocação de recursos de forma integrada”.