Hospital de Joinville libera tecnologia para experiência de pessoas com deficiência visual
O Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem é o primeiro hospital de Santa Catarina a adquirir o dispositivo Orcam e oferecer a tecnologia para experiência dos pacientes.
Pessoas com deficiência visual ou baixa visão podem utilizar o equipamento gratuitamente em um espaço inclusivo mediante agendamento prévio.
O Orcam é um óculos que auxilia pessoas com deficiência visual ou baixa visão, a compreender textos descritos por meio de áudio, identificar cores, objetos e utilizar a tecnologia de inteligência artificial para reconhecimento facial.
Nos últimos dias foi inaugurada oficialmente a Sala Orcam que contou com a presença de Ádria Santos, a maior medalhista paralímpica do Brasil.
É com este aparelho que Ádria passou a ter mais independência em seu dia a dia, uma vez que é uma das usuárias do dispositivo.
Ela simplesmente aponta para a página do livro por exemplo e o equipamento aciona a câmera, faz uma foto do que está escrito e, imediatamente, começa a leitura.
Os óculos também dizem a ela o que está escrito na caixa do remédio, ajuda a saber quanto dinheiro ela tem na carteira ou saber que produto ela tem na mão apontando para o código de barras.
A diretora do hospital, Milena Vitorio Alves, explica que o local tem por intuito humanizar, aproximar e apresentar tecnologias como essa, ampliando assim as possibilidades e garantindo mais independência. “A pessoa pode ficar um período de uma hora, conhecendo o aparelho. É só entrar em contato e agendar”, explica.
O dispositivo
O dispositivo é apenas um equipamento para experimentação, limitando-se na entrega de experiência ao usuário para conhecer seus recursos e funcionalidades, o paciente não passará por consulta com o oftalmologista e também não é necessário trazer exames no dia do agendamento.
Para quem tiver interesse, basta agendar diretamente com a central de atendimento do Hospital de Olhos Sadalla, pelo telefone: (47) 3481-5333.