O IGA Blumenau – Instituto de Gastronomia das Américas, completa 2 anos de atividades com cerca de 800 alunos formados.
O Instituto abriu as portas em Blumenau no dia 14 de janeiro de 2020, mas a história da escola começou em outubro de 2019 quando um investidor fez uma pesquisa de mercado e percebeu que a cidade tem potencial para a área de gastronomia.
“Ele pensou em outras cidades do estado, mas percebeu que o despertar pro turismo gastronômico aqui era maior do que nas outras possibilidades”, explica a coordenadora educacional do IGA Blumenau, Caroline Burghardt.
Desde então o Instituto oferece dois cursos profissionalizantes com dois anos de duração: Gastronomia e Alta Cozinha e Confeitaria Profissional e Avançada. Além disso, a escola também tem cursos no formato workshop que são aulas práticas realizadas em apenas um encontro com quatro horas de duração.
“Nós estamos com as matrículas abertas para 2022. As aulas dos cursos longos iniciam no dia 14 de março e também estamos com uma programação bem intensa de workshop”, salienta Caroline.
Nos 2 anos de atividades em Blumenau o IGA já formou cerca de 220 alunos nos cursos profissionalizantes e aproximadamente 580 nos cursos rápidos. Um desses alunos é a advogada Isabelle Kraisch de Oliveira, formanda da primeira turma de Gastronomia e Alta Cozinha do IGA Blumenau.
No fim do ano passado ela embarcou para a cidade de Binz, na Alemanha, após conseguir emprego no restaurante Dolden Mädel Braugasthaus. A oportunidade oferecida pelo Nordmann Unternehmensgruppe, uma empresa que atua no ramo de cervejas e restaurantes, chegou até Isabelle através do IGA. E essa parceria deve aumentar em 2022.
“O processo começou no ano passado com a ida da Isabelle. Estamos aguardando algumas definições do governo alemão e tudo indica que em abril nós teremos mais 2 alunos sendo encaminhados para a Alemanha”, enfatiza Caroline.
Perspectivas
Além do mercado internacional, o local também precisa de profissionais qualificados. Caroline explica que toda semana a escola é procurada por empresas de Blumenau e região que estão com vagas abertas para auxiliar de cozinha, padeiro, confeiteiro, pizzaiolo e cozinheiro. Por isso, o público que já atua na área e procura a escola para se qualificar é alto.
“Nós temos uma parcela que faz o curso por trabalhar na área e querer se desenvolver profissionalmente através deste conhecimento técnico e teórico. Nós temos outra parcela que quer se tornar empresário na área e uma terceira parcela que são aqueles que fazem o curso por hobby”, conclui Caroline.