Santa Catarina realizará, pela segunda vez, a etapa estadual do Festival Enchefs, evento que indica representantes para o prêmio nacional Dólmã – o Oscar da gastronomia brasileira.

A edição catarinense é uma iniciativa da Embaixadora do Festival no Estado, a renomada chef Janete Borges, vencedora da edição de 2019 e participante da primeira edição do reality “Mestre do Sabor”.

O prêmio Dólmã está na sua 8ª edição e as disputas em Santa Catarina contarão com eliminatórias regionais nas unidades do Senac de Florianópolis, Joinville, Concórdia, Blumenau e Criciúma, entre os dias 6 e 14 de junho.

Este ano, serão contempladas as categorias profissional para cozinha, com duas vagas, e profissional de coquetelaria, com uma posição.

Inscrições abertas em Blumenau para um dos maiores concursos de gastronomia do país. Foto: Vanessa Alves

As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site, até o dia 27 de maio, com valor de R$38,50.

A etapa estadual, com os finalistas da regional, ocorrerá dia 27 de junho, na Faculdade Senac Florianópolis. Já a final nacional será em Macapá (AP), no mês de agosto.

Oportunidade única

“O Festival Enchefs é uma oportunidade única de vivenciar o melhor da gastronomia catarinense. Como Embaixadora e organizadora da etapa estadual tenho muito orgulho de dizer que nossos profissionais – tanto de cozinha quanto de coquetelaria, estão entre os melhores do país. O objetivo do Festival vai muito além de trazer um prato para disputa. Tem a ver com se conectar com a cultura local, explorar ao máximo o saber e sabores do nosso estado e compartilhar esse conhecimento com outros profissionais.”, afirma Janete.

Um dos critérios de avaliação é a relevância regional que o prato ou o coquetel tem para Santa Catarina.

“Trabalhar a regionalidade de Santa Catarina em um prato ou um coquetel, é valorizar a nossa biodiversidade, os saberes e fazeres locais, respeitar a sazonalidade do ingrediente, conhecer quem produz e como produz o que consumimos e buscar aí, nesses conhecimentos, a inspiração para as receitas. É trazer “ao palco” ingredientes e produtos locais esquecidos, pouco conhecidos ou em risco de desaparecer e mostrar que ali tem valor, que ali tem outras formas de se utilizar e consumir. Tudo isso faz parte de um modelo de desenvolvimento mais sustentável e inclusivo que pode ter a gastronomia como um dos elementos estratégicos para a mudança”, analisa Nathália Bernardinetti, Analista de Projetos Educacionais do Senac SC, responsável pelo Observatório da Gastronomia.

Apoiadores

Além de ser sede das etapas regionais e estadual, o Senac Santa Catarina é o maior apoiador do evento e traz a expertise dos profissionais para auxiliar nas competições.

“Este evento é de grande relevância, pois estamos associando a marca Senac com o evento mais importante da gastronomia nacional, e por meio dele, temos a oportunidade de mostrar nossa expertise e profissionalismo. Os competidores do Festival Enchefs/SC representam alguns dos melhores profissionais do nosso estado. Os critérios de avaliação foram inspirados nas Competições Senac, que valem vaga para World Skills, uma das maiores competições de educação profissional do mundo. Além disso, o comitê avaliador possui grande competência técnica para atender esta demanda”, pontua Felipe Martins, Analista Educacional de Turismo, Hospitalidade e Lazer no Senac SC.

Além do Senac SC, são apoiadores: Observatório da Gastronomia SC, Camila Gallo Comunicação e Amplocom Comunicação, Convention e Visitor Bureau de Florianópolis e Sebrae.