As lentes de contato dental ou facetas de porcelana são soluções com ótimo custo-benefício para alcançar o sorriso desejado.
Servem para corrigir desarmonias, dentes escurecidos e fechamento de diastemas (dentes muito separados).
São recursos da odontologia moderna, com excelente resultado. Para o tratamento completo, por exemplo, são necessárias de duas a três sessões.
Utilizada por celebridades, influenciadores digitais e artistas, a lente de contato dental conquistou a preferência daqueles que não abrem mão de um sorriso perfeito.
E não é para menos: essa inovação consegue transformar desde a cor até o formato dos dentes, eliminando quaisquer defeitos estéticos que possam comprometer o sorriso.
Mas quando devo optar por lente de contato ou pela faceta de porcelana?
A cirurgiã dentista Karin Stamer, esclarece curiosidades e dúvidas sobre, confira:
“Mais especificamente, a lente de contato dental consiste em recobrir os dentes com lâminas ultra finas de cerâmica. Desta forma, elas mudam só o formato dos dentes e não a cor do elemento dental. Já as facetas nos permite mudar forma e cor do elemento dental. A escolha da técnica de preparo e do material escolhido é específica para cada paciente. Desse modo, é possível harmonizar toda a arcada, eliminando imperfeições como desgastes, manchas e assimetrias.” explica a Dra. Karin.
1. Quando tudo começou
As primeiras lentes de contato dentais foram criadas nos Estados Unidos, em 1985. Porém, devido à falta de materiais compatíveis e problemas como inflamação nas gengivas dos pacientes, o tratamento foi descontinuado.
Apenas no final dos anos 90, os laboratórios odontológicos voltaram a testar outros tipos de cerâmica, retomando os estudos sobre o procedimento.
2. As lentes de contato da atualidade
Hoje em dia os laboratórios produzem a lente de contato dental a partir de cerâmicas feldspáticas com acréscimos de cristais de dissilicato de lítio, um material resistente, durável e totalmente compatível com os dentes humanos.
3. A lente de contato dental é resistente às manchas
Ao contrário das facetas de resina, as lentes de contato dentais de cerâmica não pigmentam no contato com café, vinho, refrigerante, açaí e bebidas escuras.
Assim, o usuário pode ficar despreocupado quanto às manchas e amarelamento dos dentes.
4. Você pode saber o resultado antes de colocar as lentes
É realizado um diagnóstico e planejamento do seu caso, através de escaneamento digital, raio X panorâmica, fotos, vídeos e o mock-up, que é como um “test drive” do seu sorriso.
Tudo isso será utilizado para elaborar um planejamento personalizado exclusivo, o paciente consegue visualizar com antecedência todas as mudanças que serão realizadas ao colocar a lente de contato dental.
Trata-se de uma simulação realista com o antes e depois do procedimento, de modo a garantir uma decisão acertada sobre o tratamento.
5. Espessura do material
As lentes de contato dental são capas ultrafinas de cerâmica de 0,2 a 0,7 milímetros de espessura, algumas mais finas que uma unha e aparentam ser transparentes.
6. Aplicação
De acordo com a Dra. Karin Stamer, por exigir um desgaste mínimo para ser fixada, a lente de contato mantém a estrutura natural do dente.
Em alguns casos, nenhum preparo é necessário e o dente é completamente preservado.
Nas situações em que existe necessidade de preparos maiores e mais extensos, a faceta de porcelana que é indicada, pois exige um pouco mais de desgaste no dente para ser implantada.
7. Dra. Karin finaliza citando os cuidados necessários que você deve ter com suas lentes de contato:
• Não abrir garrafas,
• Não roer unhas;
• Não usar os dentes para abrir embalagens;
• Em caso de bruxismo, buscar orientação clínica;
• Manter uma boa higiene bucal;
• Usar escova extra macia.