Livro sobre cooperativismo tem sessão de autógrafos nesta quarta em Blumenau
Você sabia que quase 50 milhões de brasileiros trabalham direta ou indiretamente no cooperativismo?
E que os símbolos das cooperativas se inspiram em seres vivos que lembram coletividades, como abelhas e pinheiros?
E que clubes de futebol como Real Madri e Barcelona são geridos como cooperativas?
Estas e outras informações para entender essa forma de organização surgida há 178 anos, na Inglaterra, estão no livro Coopbook – Cooperativismo de A a Z, de Marcelo Vieira Martins.
A sessão de autógrafos com o autor será nesta quarta-feira, 16 de março, às 19h, na Livraria Blulivro do Shopping Park Europeu.
Conteúdo da obra
Recém-lançada, a obra é dividida em 23 capítulos distribuídos em 200 páginas seguindo a sequência das letras do alfabeto.
Cada verbete explica um conceito fundamental do cooperativismo. Desde os sete princípios que regem todas as cooperativas do mundo até noções que todo cooperado precisa conhecer, como quotas e sobras, mergulhando na história do movimento e lançando um olhar para o futuro.
“O cooperativismo é a mais justa e equilibrada engrenagem produtiva que existe. Pois tira sua força do coletivo ao mesmo tempo em que respeita a liberdade individual. E distribui a riqueza de acordo com a participação de cada um. É uma alternativa viável para a solução de equações econômicas atuais”, destaca Martins.
“Apesar da contemporaneidade do movimento, quem está fora do universo das cooperativas nem sempre compreende como elas funcionam. E o poder que têm de transformar a comunidade”, acrescenta o autor que é CEO da Unicred União, cooperativa de crédito com atuação em Santa Catarina e no Paraná.
Trajetória do autor
O autor tem raízes em Blumenau, cidade onde estudou e viveu até a adolescência (seu pai Odair Mário Martins, conhecido como Nei, era o dono do Bar Kriado, point badalado na Rua Alwin Schrader nos anos 1980).
Apesar de atuar hoje em uma cooperativa de crédito, Martins faz questão de afirmar que o Coopbook – Cooperativismo de A a Z é dirigido a cooperados de todos os ramos e a quem quer entender melhor o movimento.
A apresentação é do médico Antônio Moacyr Azevedo, presidente da primeira Unicred do país no final da década de 1980, e o prefácio é do pensador e escritor Sandro Magaldi.
Este é o segundo livro de Marcelo Vieira Martins. Em 2020, o autor contou a história da primeira agência virtual do cooperativismo de crédito do país na obra Feito à Mão – As pessoas no centro das transformações.
O livro aprofunda o conceito de atendimento humanizado a distância, vendeu mais de 7 mil exemplares e inspirou a criação de agências online dentro e fora do Sistema Unicred.