Dona de uma das receitas afetivas dos moradores do Sul do Brasil, a Max Wilhelm começa a se preparar para o centenário. A marca de refrigerantes que produz a Laranjinha chega aos 100 anos em 2025.
A profissionalização da gestão faz parte deste processo: a partir de agora a direção da empresa é compartilhada entre Otávio Greuel e Natália Schmitt. Enquanto ele faz parte da família que desde 1979 administra a Max Wilhelm, ela é administradora e gestora de negócios.
Vigente desde outubro de 2022, a parceria à frente da marca já trouxe resultados. No último trimestre do ano passado foram registrados os recordes de faturamento e produção na fábrica em Blumenau. A previsão é dobrar de tamanho neste ano.
Otávio, que é diretor executivo da Max Wilhelm, destaca que as ferramentas de gestão e o novo ritmo imposto inauguram um momento muito feliz para o negócio.
“Desde que a minha família assumiu, no final da década de 1980, entendemos que somos não só investidores, mas também cuidadores de uma marca e uma história que faz parte da memória afetiva de todos os catarinenses”, diz. “Por isso estamos muito orgulhosos desta nova perspectiva de futuro, com inovação não só no produto, mas também na gestão”, acrescenta.
Natália compartilha do sentimento. “Tem sido muito rico poder implantar ferramentas de gestão contemporâneas em uma marca que é tão amada por várias gerações. É por isso que os resultados aparecem tão rápido”, comenta. “Essa junção entre uma marca que faz parte da história do Sul do país, produtos muito afetivos e uma gestão contemporânea vai alçar a Max Wilhelm a um novo patamar”, afirma.
De Laranjinha à água tônica
O produto mais conhecido da Max Wilhelm é a Laranjinha. Produzido desde quando a fábrica ainda ficava em Jaraguá do Sul, o refrigerante conquistou os paladares de adultos e crianças. Mas este não é o único.
Nos planos da nova gestão estão a ampliação do mix de produtos especialmente em dois âmbitos. O primeiro é nas águas tônicas, muito usadas para drinks. Além da receita tradicional, a marca produz também itens saborizados com capim cidreira, tangerina e zimbro. Outra aposta é nos produtos alcoólicos. A linha dos Ices está crescendo, com destaque para um sabor inédito: jaboticaba.
Ambos ampliam não só a linha, mas também as oportunidades de pontos de vendas. “Enquanto os refrigerantes crescem e são muito fortes nas embalagens pet nos supermercados, estas novas linhas apontam para possibilidades de venda em restaurantes, casas noturnas e autosserviço. Estamos começando a tatear estes espaços”, finaliza Natália.
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