Levemente ácida, com adição de frutas e sensorialmente diferente do que até pouco tempo atrás se entendia como uma cerveja. A Catharina Sour, primeiro estilo brasileiro consolidado pelo Beer Judge Certification Program (BJCP), é a homenageada da segunda ação coletiva do Movimento Toda Cerveja. No dia 19 de janeiro, 64 marcas de cerveja artesanal independente apresentam, no mesmo dia, uma nova Catharina Sour para o seu público.
As cervejarias estão localizadas em 10 estados diferentes: Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. As marcas estão localizadas em 46 cidades. Juntas, elas produzem mais de 1,6 milhões de litros ao mês. Todas serão apresentadas no @todacerveja.
As marcas catarinense participantes são: Balbúrdia (de Blumenau), Maestro (de Jaraguá do Sul), Bruxa Cervejaria (de São José), Biertal (Braço do Norte), Big Jack Cervejaria (Orleans), Blend Bryggeri (Criciúma), Liffey Brew Pub (Palhoça), Armada Cervejaria (São José) e Alcatraz (Criciúma).
A estratégia de lançamento
Os lançamentos acontecem nos bares das próprias cervejarias. E também em pontos de venda parceiros. A identidade visual da ação é a mesma. Isto possibilita que os consumidores de diferentes estados identifiquem o estilo e se sintam convidados a provar. Este, aliás, é o grande objetivo da ação.
“Nosso mercado evoluiu muito tecnicamente e sensorialmente. Nós queremos que o consumidor perceba o quanto a cerveja artesanal independente é diversa e o quanto o setor, mesmo fragmentado em marcas diferentes, é representativo e lidera as inovações que acontecem nas prateleiras e bares”, comenta Janderson Martini, um dos organizadores.
A escolha pela Catharina Sour, segundo Daniel Jeffman, foi debatida entre as cervejarias participantes dessa ação. “Decidimos homenagear esse feito inédito para o mercado em uma época do ano que tem potencial para ser o grande consumo sazonal de Catharina Sour. Uma vez que ela é leve, refrescante e tem o apelo do uso das frutas”, afirma.
Vinícius Cordeiro completa que o movimento chegou aos criadores do estilo. E estes, não só participam com as suas marcas, mas vão compartilhar conhecimento com os demais participantes.
Sobre o Movimento Toda Cerveja
Criado em agosto de 2021, por cervejarias independentes brasileiras, o Movimento Toda Cerveja tem como objetivo realizar ações colaborativas entre marcas de todo o país para a disseminação da cultura cervejeira. A iniciativa foi de Daniel Jeffmann (da Fat Bull Beer), Janderson Martini (da Old Captain) e Vinícius Cordeiro (das marcas Veterana e Ruradélica).
A primeira ação realizada pelo Movimento Toda Cerveja foi o Bitter Day, em setembro de 2021.