Moda, sustentabilidade e arte norteiam programação do NK Fashion Way 2022
Mais do que apresentar tendências do Outono/Inverno 2022, o NK Fashion Way – evento tradicional no calendário do Neumarkt Shopping – vai trazer à discussão os impactos da sustentabilidade na indústria da moda.
O assunto será destaque na palestra de abertura do evento, no dia 26, com o tema “Tecendo Moda Consciente”, e ainda ganhará espaço nas passarelas, nos dias 27 e 28, com desfiles de 19 marcas.
Entre as novidades para a temporada de frio em cores, estampas, shapes e tecidos, estarão peças criadas com o propósito de reduzir o impacto ambiental.
O evento é aberto ao público, mediante inscrição, e será realizado no Espaço NK Gourmet.
O que esperar
No primeiro dia (26), a partir das 19h, o NK Fashion Way traz a expertise do consultor e especialista internacional de moda sustentável, Rafael Andrade, fundador e diretor Criativo da FOREST_R — empresa especializada em acessórios sustentáveis de luxo – e consultor para Sustentabilidade na Cadeia de Couro da World Wildlife Fund.
O palestrante vai falar sobre sua experiência de mais de 20 anos na liderança de projetos globais de impacto comercial internacional.
Sua grande paixão é criar conexões entre pessoas por trás de marcas e corporações e, através destas relações, desenvolver novas estratégias de colaboração que ajudem a promover o amadurecimento de uma indústria nacional sustentável e competitiva.
“Ao longo dos anos, estudei as dinâmicas de funcionamento das cadeias de produção da moda e apliquei isso em projetos específicos de desenvolvimento e inovação nos setores de moda, calçados e móveis. E nessa trajetória consegui perceber a necessidade de incorporar a sustentabilidade dentro das cadeias produtivas. O que quero mostrar na palestra é justamente isso, a necessidade das marcas conhecerem as cadeias e atuarem com transparência e sustentabilidade para conseguir oferecer produtos com design aplicado e que não sejam somente um “greenwashing”, e sim uma narrativa verdadeira e histórica”, destaca Andrade.
Roda de conversa
A palestra será seguida de uma roda de conversa sobre moda, sustentabilidade e arte, com a participação da artista plástica blumenauense Zanza Petersen, que produz peças artísticas a partir de materiais coletados na natureza.
Entre suas criações estão acessórios produzidos com restos de madeira, pequenos detalhes em prata e de bijuterias recicladas, que irão compor os looks dos desfiles do NK Fashion Way.
O bate-papo será mediado pelo colunista e apresentador Gustavo Siqueira e na plateia, além do público em geral, estarão presentes alunos dos cursos de Moda da Furb, Univali, Senai e IFSC.
“O propósito desta edição do NK Fashion Way é provocar uma reflexão sobre temas que são essenciais no momento atual e que estão muito atrelados à moda, como sustentabilidade e consumo consciente. Por isso, além dos desfiles, traremos um conteúdo que vai agregar no dia a dia das pessoas e contribuir para a formação de estudantes de moda. O público terá a oportunidade de ouvir um especialista em moda sustentável e uma artista que encontra na natureza não só a inspiração, mas os materiais para suas criações. Será uma experiência completa de moda, que vai muito além das tendências”, comenta a gerente de Marketing do Neumarkt, Girlaine Caldas.
Novidades na passarela
No segundo e terceiro dias (27 e 28), a partir das 20h, 19 lojas do Neumarkt irão levar à passarela do NK Fashion Way as coleções Outono/Inverno 2022 em roupas, calçados e acessórios.
Com produção assinada por Carlota Di Pietro, os desfiles apresentarão 10 looks de cada marca. Segundo a produtora, as lojas irão mostrar as principais tendências que vão fazer parte do guarda-roupa feminino e masculino na próxima estação.
“A moda continua muito democrática. Na cartela de cores, por exemplo, os vibrantes laranja, rosa, vermelho e amarelo dividem espaço com tons terrosos e candy colors”, adianta.
Carlota destaca que o conceito de sustentabilidade também estará presente nas passarelas. “Vamos mostrar jeans confeccionados com boas práticas ambientais, com redução considerável no consumo de água e energia; roupas e calçados criados com tecidos que combinam algodão reciclado com garrafas pet; e linhas fitness e lingeries produzidas com tecidos e tecnologias de baixo impacto ambiental. Estamos vivendo um momento ímpar, de transformações que irão pautar o futuro da humanidade. E o evento quer evidenciar este novo momento na moda, que também tem essa responsabilidade com o sustentável e as futuras gerações”, frisa.
Confira a programação, as marcas participantes e como se inscrever:
Terça-feira (dia 26) – 19h
Palestra com o consultor e especialista internacional de moda sustentável Rafael Andrade; e bate-papo com participação da artista plástica Zanza Petersen e mediação de Gustavo Siqueira.
Inscrições pelo link
Quarta-feira (dia 27) – 20h
Desfile das marcas John John/Schutz; Chuá/Arezzo; Ellus/Studio Z; Shoulder/Luz da Lua; e Aramis.
Inscrições pelo link
Quinta-feira (dia 28) – 20h
Desfiles das marcas Morena Rosa/Schutz; Hope/Luz da Lua; Reserva; Daniela Tombini; Live/Studio Z; Dudalina/Arezzo; e Le Lis Blanc/Schutz.
Inscrições pelo link