Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Norte Shopping promove neste sábado, um talk show sobre o tema.

O bate-papo, conduzido pelo colunista Gustavo Siqueira, terá como convidados a presidente da AMA Blumenau, Ana Paula Müller, e o vice-presidente, o Tenente Coronel da PM Adair Alexandre Pimentel, e a autista e ativista pela neurodiversidade Naty Souza.

O evento faz parte das ações do Abril Azul, campanha realizada no mês de abril para dar visibilidade ao autismo, e que no Norte Shopping contou também com uma sessão especial de cinema para autistas e familiares no sábado passado.

Evento será nesta sexta-feira, 5, e vai contar com a participação da autista, escritora e ativista pela neurodiversidade Naty Souza. Divulgação

A presidente da AMA Blumenau destaca a importância do evento como forma de esclarecer à população o que é o TEA, os principais sintomas e a etiologia do autismo, temas que ela irá abordar durante o bate-papo. Outro aspecto importante que será tratado é a legislação no país que garante os direitos do autista. Para falar do assunto, o convidado será o Tenente Coronel da PM e vice-presidente da AMA Blumenau, Adair Alexandre Pimentel.

O talk show terá ainda a participação da autista Naty Souza, que é escritora, palestrante e ativista pela neurodiversidade. “A Naty vai falar sobre o autismo do ponto de vista pessoal, o que ela apresenta de sintomas e como ela sente o mundo em sua volta. A participação dela vai contribuir muito com a discussão. Com certeza, será um momento muito rico de troca de informação para o público em geral e todas as famílias que têm pessoas no espectro do autismo”, ressalta Ana Paula.

O transtorno

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA. O autismo pode ser identificado ainda nos primeiros anos de vida, embora o diagnóstico seja dado apenas entre os 4 e 5 anos de idade.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o TEA é um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social.

Entre as características que podem identificar a presença do TEA estão a dificuldade de interação social e em se comunicar, a hipersensibilidade sensorial, o desenvolvimento motor atrasado e comportamentos repetitivos ou metódicos.