O Norte Shopping traz um pouco da história do Escotismo em Blumenau a partir desta terça-feira, 11, com a Semana Escoteira 2023.
Em homenagem ao Dia Mundial do Escoteiro, celebrado em 23 de abril, o evento organizado pelo Escoteiros do Brasil – SC vai mostrar quais são os grupos do Distrito Vale, os diferentes ramos do Escotismo e itens utilizados no dia a dia dos escoteiros trazendo ao público um pouco mais deste universo.
O Movimento Escoteiro foi fundado em 1907, na Inglaterra.
O Escotismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, a se envolverem com a comunidade, formando líderes.
Por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, os jovens são engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.
De acordo com Henrique Luiz Hansen, coordenador do Distrito Escoteiro Vale, abril tem uma grande importância para os escoteiros, pois no dia 23 de abril, comemora-se o Dia do Escoteiro em boa parte do mundo.
A data foi escolhida pelo fundador do Movimento Escoteiro Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, por ser o mesmo dia em que se celebra o Dia de São Jorge.
A história do Escotismo no Brasil também tem uma forte relação com Blumenau.
“Em Santa Catarina este ano é celebrado 110 anos do movimento escoteiro, e Blumenau foi a primeira cidade do Estado a formar um grupo”, comenta Hansen.
Apenas seis anos depois de Baden-Powell ter iniciado o movimento na Inglaterra, e após três anos da primeira iniciativa no Brasil, com a Associação Brasileira de Boys Scouts, em 1910, no Rio de Janeiro, o professor da Escola Nova (Neue Schule) de Blumenau, Curt Böttner, fundou o primeiro Grupo Escoteiro na cidade, em 13 de janeiro de 1913, composto principalmente por alunos daquela escola.
História e itens dos escoteiros
Na exposição do Norte Shopping, por meio de painéis ilustrados, o público poderá conhecer mais detalhes sobre a fundação do movimento em Blumenau e os sete grupos escoteiros de Blumenau e Gaspar, além de entender um pouco mais sobre os ramos em que se organiza o escotismo, onde se distinguem os programas e atividades diferentes para determinadas faixas etárias, que são divididos em: Lobinhos, de 6,5 a 10 anos; Escoteiros, dos 11 aos 14 anos; Sênior, dos 15 aos 17 anos; Pioneiro, dos 18 aos 21 anos; e chefes, que são os escoteiros que entram como adultos voluntários após os 21 anos.
Os visitantes terão acesso também a itens que fazem parte da rotina dos escoteiros, como barraca, uniformes de cada modalidade (Básico, Ar e Mar), distintivos, condecorações e os lenços dos grupos que compõem o Distrito Vale.
“Uma das atrações é uma pioneiria em tamanho real que os jovens utilizam nos acampamentos”, destaca Hansen. As pioneirias escoteiras são as estruturas construídas geralmente de bambu (ou troncos) e sisal com o uso de amarras e nós, com a finalidade de trazer conforto ao acampamento escoteiro além de desenvolver a coordenação motora e a segurança no uso de ferramentas de corte.
Semana Escoteira 2023
Quando: Diariamente, das 10h às 22h. Até dia 30 de abril
Onde: Norte Shopping, no espaço Norte Cultura, ao lado da Eletrum
Quanto: Evento gratuito