O que você precisa saber sobre preenchimento labial
O preenchimento labial é um procedimento cosmético que adiciona volume aos lábios. É usado por quem tem lábios finos e quer deixá-los mais cheios, seja homens ou mulheres.
Também é uma excelente alternativa para pessoas que desejam reduzir linhas ou suavizar rugas ao redor da área da boca.
O preenchimento labial envolve a injeção de uma pequena quantidade de ácido hialurônico nos lábios, o que cria mais volume no tecido natural ao seu redor.
O profissional habilitado pode escolher a técnica de acordo com o resultado desejado: melhorar a aparência dos lábios, aumentar o volume ou diminuir as rugas para que não deixem o batom marcado ou borrado, ressaltam os especialistas da Estetic360.
Algumas dúvidas recorrentes
Qual idade mínima para fazer preenchimento labial?
Não existe idade mínima para preenchimento labial. No entanto, é altamente recomendável que apenas adultos realizem esse tipo de procedimento.
Apesar disso, com a avaliação de um especialista e a autorização dos responsáveis, um menor de idade poderá realizar a aplicação. A técnica utilizada, seja para maiores de 18 anos ou não, é a mesma, e os resultados tendem a ter a mesma duração.
Vale ressaltar que preenchimento labial não é a mesma coisa que toxina botulínica. O primeiro serve para deixar a “boca carnuda” como a da atriz Angelina Jolie, enquanto o segundo serve para diminuir rugas e sinais de expressão.
Na adolescência, recomenda-se avaliar a motivação para o preenchimento labial, que muitas vezes pode estar associada à pressão dos colegas da escola ou mesmo ao bullying. Por isso, cada caso precisa ser cuidadosamente avaliado antes da aplicação.
Como se preparar para o procedimento? Antes e depois do preenchimento labial
Antes da sessão de preenchimento labial, o ideal é que o paciente evite tomar medicamentos que possam interferir na coagulação do sangue, como anti-inflamatórios, por exemplo.
Esteja ciente de que, nas primeiras 48 horas, sua boca pode ficar inchada e vermelha ou roxa.
Portanto, não marque eventos importantes após sua aplicação. Se a região ficar roxa, não é recomendado aplicar nenhum tipo de pomada ou medicamento, apenas espere a situação normalizar. Isso não irá comprometer o resultado.
Essa reação é normal e tende a desaparecer com o passar dos dias. O resultado real só será visível após três semanas.
Pode ser necessário retornar à clínica para avaliação. Após o procedimento, recomenda-se redobrar os cuidados para evitar bater na região com copos e talheres, por exemplo.
Além disso, mantenha uma limpeza bucal eficaz interna e externamente, prevenindo infecções.
Quem não pode fazer preenchimento labial?
Apesar de ser um procedimento bastante seguro, pode haver algumas contraindicações, como para gestantes, pessoas com problemas crônicos de saúde, portadores de doenças autoimunes ou alergia a algum componente do produto.
Pacientes com herpes labial recorrente precisam realizar tratamento preventivo, conforme orientação médica, pois um dos gatilhos do quadro é o trauma local, e o organismo pode considerar o preenchimento labial como uma lesão.
Ademais, não há muito tempo de recuperação associado a este procedimento, e os pacientes podem retomar as atividades normais no mesmo dia. E, por ser realizado em clínica ou consultório, não é considerado uma cirurgia.
Em caso de dúvida, consulte seu médico de confiança e peça autorização para realizar o preenchimento.
E se eu não gostar, posso reverter?
Caso não fique satisfeito com o resultado do preenchimento labial, é possível reverter o procedimento. Na maioria dos casos, isso não acontece. É mais comum que os pacientes voltem com a intenção de adicionar mais produtos.
Para quem injetou ácido hialurônico, a reversão ocorre com o uso da enzima hialuronidase, que funciona como uma espécie de antídoto que dissolve a substância.
No entanto, os pacientes que recorreram a outros métodos, como o metacril, precisam passar por uma cirurgia para retirar o acrílico do lábio.
Vale lembrar que o preenchimento labial com ácido hialurônico não é permanente e dura de seis meses a um ano. Por isso, necessita de aplicações periódicas para manter os resultados. Caso contrário, os lábios voltam ao seu estado original ao longo do tempo.
Cuidados com o preenchimento labial
Lábios grandes e volumosos estão na moda, mas é preciso ter cuidado para não errar a mão na hora de aplicar.
O preenchimento labial deve ser realizado para aumentar a autoestima e destacar a beleza de forma suave. Aplicações exageradas podem prejudicar o equilíbrio estético do rosto e promover um resultado contrário ao esperado.
Por isso, recomenda-se procurar uma clínica de confiança com profissionais capacitados para realizar o procedimento.
Além disso, é preciso ter cuidado com a substância injetada. Aplicações de hidrogel, PMMA, ou até mesmo de silicone industrial que podem trazer sérios riscos à saúde.