Atualização: 04/10/2022; 14h40
A pedido do prefeito de Blumenau, a cerveja com terpeno de Cannabis sativa está vetada da 37ª Oktoberfest Blumenau. Saiba mais.

Um ingrediente inusitado promete chamar atenção na Vila Germânica em outubro. Com a popularização da erva, a Oktoberfest terá, pela primeira vez, uma opção de cerveja com terpeno idêntico ao da cannabis sativa, conhecida como planta da maconha.

“Essa será a nossa primeira participação na festa. Para chegar marcando presença, desenvolvemos um produto totalmente diferente e potencializado para impressionar até quem é expert no mercado cervejeiro”, conta Rafael Marghotti, sócio da Balbúrdia Cervejaria, responsável pela venda da novidade.

Oktoberfest Blumenau terá cerveja com terpeno de Cannabis sativa. Divulgação

O processo

O processo de desenvolvimento da bebida percorreu por aproximadamente um ano.

“No Brasil é ilegal o manuseio da cannabis e dos seus compostos além da parte medicinal. Para integrar essa experiência no nosso produto, é feito um blend de terpenos extraídos de outros botânicos que, quando misturados, resultam no aroma idêntico ao da cannabis”, explica Daniel Ropelatto, cervejeiro da Balbúrdia Cervejaria.

Oktoberfest Blumenau terá cerveja com terpeno de Cannabis sativa. Divulgação

Além disso, o blend de terpenos utilizado age como intensificador sensorial e não é psicoativo.

Para quem ainda não conhecia sobre os terpenos, são a mais recente tendência no mercado. Produzidos naturalmente pelos vegetais, existem cerca de 30 mil tipos catalogados no universo cervejeiro. O uso mais comum é para potencializar as qualidades do lúpulo, principal matéria-prima da cerveja.

“A nossa produção com terpenos começou em 2021. Desde então, já desenvolvermos diversos produtos com o composto natural. Essa bagagem nos proporcionou a experiência necessária para conquistar a união perfeita entre o lúpulo e o terpeno, garantindo aos consumidores o ponto de equilíbrio ideal no preparo das bebidas. O resultado está na mais recente novidade, que será servida na Oktober”, completa Rafael.

O ingrediente pode até surpreender, mas a combinação entre cerveja e o aroma da cannabis não é nada incomum. Em termos botânicos, com uma conexão antiga, o lúpulo está bem próximo, sendo conhecido como primo da erva. Uma combinação que traz grandes expectativas para a primeira participação da Balbúrdia Cervejaria na maior festa alemã das Américas.

A princípio, o bar de cervejas artesanais preparou cerca de 3 mil litros, que serão vendidos com outras bebidas tradicionais do cardápio no seu estande, localizado na Vila da Cervejaque ficará no setor 3 do Parque Vila Germânica.

Após o lançamento na festa, a Balbúrdia Cervejaria irá disponibilizar a novidade também nas suas duas unidades, em Blumenau e Itajaí.