Você sabia que o Brasil é o terceiro maior país em população total de animais de estimação? De acordo com a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), são mais de 130 milhões de pets, sendo os principais cães, gatos, peixes e aves. E como em todas as áreas, a pandemia provocou mudanças também na relação entre os tutores e os pets.

É o que mostra um levantamento divulgado recentemente pelo Sindan, (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal). O Radar Pet 2021 revelou um aumento no número de pessoas que enxergam os animais como filhos, membros da família ou companhia e diminuiu em 16% os que consideram o bichinho um animal de estimação.

O protagonismo dos pets nas famílias fez aumentar também os cuidados com o bem-estar desses companheiros tão especiais. Diante disso, muitas construtoras e urbanizadoras passaram a projetar empreendimentos com espaços comuns de convívio para os moradores e seus animais de estimação.

Os chamados Pet Place chegaram há pouco tempo, mas já conquistaram o coração de muitos condôminos. Principalmente porque o local é pensado para estimular o animal a gastar energia. Com brinquedos ou circuitos para treino, o espaço é ideal para fazer atividades, diminuir o estresse e a ansiedade que acaba acumulando quando ficam muito tempo em casa.

Em um país em que o setor pet resiste fortemente a qualquer crise econômica, é quase impossível não pensar que este mercado acabaria impactando o segmento imobiliário. Dessa forma, não se surpreenda se o pet place se tornar um pré-requisito em muitas negociações país afora. Segurança, mobilidade, conforto e lazer com certeza são prioridades para quem busca o bem-estar para toda família, inclusive para os filhos de quatro patas.

Confira alguns benefícios do pet place nos condomínios

Convivência

O pet place pode ser um bom lugar para construir novas amizades entre os condôminos. Todas as pessoas que frequentam o espaço têm pelo menos um ponto em comum: o amor pelos animais. Além disso, a interação animal também traz inúmeros benefícios comportamentais para os bichinhos. Como, por exemplo, o aprendizado de socialização e afetividade com os outros pets.

Diminuição de estresse

Mais do que um espaço para passear com o seu bichinho, o pet place é uma área cuidadosamente planejada para o bem-estar animal. Neste ambiente você encontra circuitos e brinquedos para que o seu pet possa se exercitar. Isso faz com que o animal chegue em casa relaxado e menos estressado, diminuindo os comportamentos indesejados, como demarcação de território, e destruição de móveis e portas, por exemplo.

Segurança

Outro ponto muito importante a ser considerado com relação ao pet place com certeza é a segurança. O espaço é criado para evitar que ele tenha por onde fugir e que tenha acesso a plantas ou dejetos tóxicos, presentes nas ruas. Além disso, também faz a diferença para os tutores que só conseguem passear à noite. Horário em que todos ficam mais vulneráveis à ação de bandidos na rua. Dentro do condomínio você sabe que tem a portaria com segurança para promover a proteção e ainda pode deixar o seu pet mais livre.

Valorização do condomínio

Atualmente, investir em condomínios com áreas pet agrega tanto valor aos imóveis quanto os empreendimentos que têm espaços infantis. Com o aumento no número de famílias com animais de estimação, ter esse diferencial vai acabar valorizando empreendimentos no futuro.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube