O Blumencast surgiu da ideia de André Cantoni, que já consumia podcasts nacionais como Flow, Inteligência Ltda e decidiu criar o seu próprio programa inspirado no formato mesacast porém dentro de um nicho: trazer somente pessoas que contribuíram para a história de sua cidade, Blumenau.

O podcast blumenauense começou em dezembro de 2020 e já conta com mais de 110 episódios nos mais diversos temas como: historiadores, políticos, jornalistas, artistas e atletas.

“Estamos formando um verdadeiro acervo histórico digital das pessoas que fizeram história em Blumenau, um formato moderno que inspira novas gerações a conhecerem Blumenau além dos livros e jornais antigos” contou André, host do programa.

André Cantoni registra curiosidades e entrevista personalidades blumenauenses. Divulgação

O Blumencast é gravado duas vezes por semana e é tocado apenas por André e sua esposa Joice Morastoni que tem um codinome: “voz da consciência”, isso porque ela interage com os convidados apenas por meio da voz, um certo suspense que as pessoas acabam criando curiosidade e por consequência aumenta o engajamento do programa.

Além das conversas, o Blumencast tem feito uma série chamada “Blumencast DOC” que aborda curiosidades específicas sobre Blumenau, desde caminhar pelo Cemitério Luterano do Centro até descer os 45 metros da torre da Catedral São Paulo Apóstolo de rapel.

No Instagram, os conteúdos são ainda mais frequentes e curiosos. André tem se dedicado a trazer fotos antigas da cidade, quiz sobre curiosidades da cidade e vídeos curtos explicando fatos interessantes da história blumenauense.

“Conversando com pessoas que viveram outras épocas e pesquisando detalhes que as vezes passam despercebido, temos contribuído para a formação de uma comunidade de seguidores que adora aquilo que adoramos: as curiosidades de Blumenau, além de já termos sido veículo para muitos complementos da História e palco de desabafos de pessoas que já estiveram à frente da cidade” conta Cantoni.

É possível conferir todos os vídeos no canal Blumencast , bem como, ouvir os episódios nas plataformas de podcast como Spotify, Deezer, Apple Podcast, entre outros.