Abrir espaço para ouvir e conhecer as histórias e cultura dos migrantes do Nordeste brasileiro que escolheram Blumenau e Gaspar para as suas moradas.

Este é o enredo do projeto Corpos Nordestines, que abre chamada pública nesta semana para conhecer e reconhecer um pouco mais do povo que habita essas duas regiões do Vale do Itajaí. Para participar, as pessoas migrantes interessadas devem preencher o formulário online neste link.

O projeto Corpos Nordestines abre chamada pública para conhecer e reconhecer um pouco mais do povo que habita essas duas regiões do Vale do Itajaí. Divulgação
O projeto Corpos Nordestines abre chamada pública para conhecer e reconhecer um pouco mais do povo que habita essas duas regiões do Vale do Itajaí. Divulgação

O projeto de pesquisa teórico-prático é do artista João Alves Jr., um nordestino que reside no Vale do Itajaí há mais de 20 anos.

“Buscar essas histórias, culturas e tradições dos corpos nordestines e viabilizar elas é uma forma de trazer relevância para essas vivências, sem anular a cultura do Vale e sim dialogar entre as diversidades culturais que existem em cada um de nós”, afirma João Alves Jr.

Além de coletar as informações online, o artista fará pesquisa de campo pelas ruas de Blumenau e Gaspar, coletando documentos como fotos, vídeos, relatos pessoais, vivências, histórias, culturas, memórias e sentimentos, produzindo um panorama da cultura nordestina com a cultura germânica/europeia.

O pesquisador João Alves Jr. é nordestino e reside no Vale do Itajaí há mais de 20 anos. Foto: Guilherme Krug

Toda a pesquisa será orientada e mediada pela artista, doutoranda, e  professora de pós-graduação em Teatro da UDESC, Sabrina de Moura.

Desdobramentos

Com o material e informações coletadas, serão elaboradas uma apresentação da pesquisa e um experimento cênico, apresentados ao público entre maio e junho deste ano, com participação da psicóloga blumenauense Tassya Gabriela e mediação de Sabrina de Moura.

O Projeto Cultural Nº 000616, Pesquisa – Corpos Nordestines, de João Alves Jr. é contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2022 – Prêmio Artes Populares / Culturas Populares e Diversidades. A pesquisa online ficará disponível até o dia 25 de maio.

Leia também

1. VÍDEO – Veja como foi operação policial que investiga homicídio em condomínio de Blumenau
2. Deputado irá doar dinheiro de “auxílio-mudança” para ONGs em Blumenau
3. Mulher encontrada morta em rio de Indaial morava em Blumenau
4. Feira Brasileira da Cerveja: saiba como participar do evento de inovação em Blumenau
5. Cooperativa do Médio Vale é multada por desmatamento de mais de 17 hectares de Mata Atlântica


– Assista agora:
Vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar, conta sobre sonho de ser dentista e perdas na família

link=”url:https%3A%2F%2Fnews.google.com%2Fpublications%2FCAAqBwgKMKiCnQswuYy1Aw%3Fceid%3DBR%3Apt-419%26oc%3D3||target:%20_blank|”][/vc_column][/vc_row]