A presença cênica é uma das principais características de quem atua com palhaçaria.
Sabendo disso e buscando trabalhar o improviso e consciência do ator em cena, a atriz Paula Bittencourt criou a oficina “Palhaçaria para Atuantes” que será realizada gratuitamente em cinco cidades catarinenses entre os meses de março e maio.
O projeto passará pelas cidades de Criciúma, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Rio do Sul e Joaçaba e é destinado para profissionais maiores de 16 anos e que utilizam da presença cênica em seus trabalhos, sejam elas, palhaças, malabaristas, atrizes, comediantes, músicos, jornalistas, professores, influencers etc. Cada oficina terá duração de 16 horas.
De acordo com a idealizadora do projeto, o jogo na palhaçaria busca desenvolver a atenção, a observação e a concentração, além de proporcionar experiências que desenvolvem a capacidade artística e expressiva, proporcionando a ampliação da consciência do seu próprio corpo, do espaço e do outro.
“Essa abertura para a escuta do outro é o caminho chave para o trabalho com a palhaçaria. É preciso escutar o que causa graça e assim ter consciência da sua graciosidade. É sobre afeto, afetar e se deixar afetar”, destaca Paula Bittencourt. As oficinas são gratuitas, limitadas a 20 participantes por ordem de inscrição, conforme link direcionado a cada cidade.
Projeto selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022 – Executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. Apoios:
Grupo de Teatro Revirado (Criciúma), UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina, SCAR – Centro Cultural (Jaraguá do Sul), Fundação Cultural de Rio do Sul, Trip Teatro e SESC Joaçaba
Programação
Jaraguá do Sul
Data: 21 e 22 de abril de 2023
Local: SCAR
Horário: 08h às 18h
Gratuito
Vagas: 20 (a seleção será por ordem de inscrição)
Rio do Sul
Data: 29 e 30 de abril de 2023
Local: Fundação Cultural de Rio do Sul
Horário: 08h às 18h
Gratuito
Vagas: 20 (a seleção será por ordem de inscrição)