O projeto “Promovendo a Biodiversidade e a Educação Ambiental do Loteamento Margem Esquerda”, da Associação de Pais e Professores da E.E.B. Angélica de Souza Costa, foi lançado na última quarta-feira (08). O projeto, que será realizado com uma comunidade lindeira de Gaspar, que se desenvolveu ao redor da estação de recebimento de Gás Natural, foi um dos vencedores da chamada pública realizada com recursos próprios da Companhia. 

A cerimônia realizada na escola, reuniu alunos, comunidade, representantes da SCGÁS, da TBG, o Vice-prefeito de Gaspar, Marcelo de Souza Brick e o Secretário Municipal de Educação, Emerson Antunes. “Esse projeto veio para agregar com projetos que a gente tem da escola, que é a questão do meio ambiente e preservação da fauna e da flora. Queremos aproveitar o espaço da escola para que as crianças possam ter mais contato com a natureza”, explica Marili Spengler de Córdova, Diretora da Escola.

O projeto irá utilizar o espaço da escola para estruturar uma horta comunitária e plantar árvores frutíferas, estimulando também uma alimentação saudável das crianças. Além disso, visa promover vivências de educação ambiental para a comunidade escolar e oficinas para orientar a comunidade sobre sustentabilidade, preservação do meio ambiente e alimentação saudável.

A cerimônia de inauguração do projeto contou também com a plantação de uma árvore, com a ajuda dos estudantes da escola. “Nós do poder público ficamos muito felizes quando encontramos parceiros como a SCGÁS, que já tem uma história de longa data no nosso município. A questão ambiental é muito importante no município, temos rios, ribeirões, por isso é importante incluir esse conceito ambiental nas crianças”, afirma Marcelo de Souza Brick.

Projeto Socioambiental apoiado pela SCGÁS é lançado em Gaspar. Foto: Divulgação

A E.E.B. Angélica de Souza Costa foi atingida por um desmoronamento em 2008 causado pela enchente no município. Em 2014, foi inaugurada uma nova sede do educandário no bairro Margem Esquerda. “Essa é uma comunidade sobrevivente da tragédia de 2008, então essa escola foi destruída em 2008 e reconstruída nesse local. A presença de uma empresa como a SCGÁS fazendo essa parceria com a comunidade trata de uma questão muito pontual: inserir a comunidade efetivamente no campo dos benefícios sociais, integração e desenvolvimento”, conclui o Secretário Municipal de Educação de Gaspar.

Atuação Social da SCGÁS

Em 2021, pela primeira vez, a Companhia realizou chamamento público para contratação de projetos sociais com recursos próprios, para atuarem em cidades atendidas pela rede de Gás Natural, após revisão de uma norma interna que destinou 0,25% da margem bruta para contratação de projetos. Além disso, a SCGÁS apoia projetos socioambientais para promover melhorias no território catarinense há mais de dez anos por meio das Leis de Incentivo.