Quais os melhores exercícios após os 50 anos? Saiba mais
O número de pessoas praticantes de atividade física após os 50 anos tem crescido cada vez mais. E isso se deve não apenas à estética, mas principalmente pela busca por uma vida mais saudável.
“Manter a forma depois dos 50 anos não é tarefa fácil para ninguém, principalmente para mulheres, pois nessa fase o corpo passa por várias mudanças decorrentes da menopausa. Nos homens a produção de hormônios é desacelerada e o organismo acaba sofrendo com o envelhecimento”, explica Márcio.
O importante é se manter ativo, diz o personal de Sabrina Sato, Yasmin Brunet e Ticiane Pinheiro. Além de atividades aeróbicas como a caminhada, é muito importante realizar exercícios de força que ajudam a manter a massa muscular e a reduzir o risco de problemas de saúde, como a osteoporose.
“Sempre falo que o importante é você procurar pelo menos 3 atividades diferentes para estimular o corpo. Porém ressalto que a musculação para esta faixa etária é a atividade principal. A perda de massa muscular e densidade óssea é muito grande nesta idade”.
Veja abaixo alguns exercícios recomendados pelo Márcio Lui, que são fáceis, eficientes e podem ser feitos em qualquer lugar. Importante, respeite seu ritmo e aumente a intensidade gradativamente.
Treino funcional para trabalhar todo corpo
- 30 segundos correndo frente e trás
- 20 agachamentos
- 10 flexões de braço
- 30 segundos skipping baixo
- 30 segundos prancha baixa
- 10 avanços alternados
- 30 segundos abdominal reto
Descanse 2 min
Repete 3x