No dia 16 de julho, Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, entra na rota do turismo religioso no Brasil.

Quem visitar a cidade, localizada a 169 quilômetros de Florianópolis, poderá conhecer o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor e sentir toda a espiritualidade que a atmosfera do lugar passa ao visitante, em um complexo com 2500 metros quadrados de área repleta de atrações.

O principal monumento é a estátua de Nossa Senhora de Lourdes, conhecida também como Padroeira dos Enfermos, com 40 metros de altura, pesando aproximadamente 300 toneladas.

É possível chegar à escultura a pé, por uma escadaria com 460 degraus, ou utilizar a rampa de acesso para veículos que alcança a base da estátua, com estacionamento.

Santa Catarina terá nova rota para o turismo religioso. Divulgação
Santa Catarina terá nova rota para o turismo religioso. Divulgação
Santa Catarina terá nova rota para o turismo religioso. Divulgação
Santa Catarina terá nova rota para o turismo religioso. Divulgação

Já no início da caminhada pela escadaria, o visitante se depara com um terço suspenso com 40 metros de altura, o maior do mundo na categoria, que chama a atenção pela sua imponência e grandiosidade.

Na subida, 12 estátuas dos apóstolos estão distribuídas ao longo dos degraus de acordo com a ordem que Jesus os escolheu para serem seus discípulos, e ao final do trajeto, há uma escultura da Boa Samaritana e de Cristo.

Todas as imagens foram feitas pelo artista plástico Genésio Gomes Moura, também conhecido como Ceará.

A base do monumento principal é a Capela do Louvor, com capacidade para 120 pessoas, um oratório com detalhes em madeira, vidro e metal.

À noite, a Santa das Curas Milagrosas fica iluminada, criando uma fonte de luz no horizonte que embeleza ainda mais a paisagem. As cores da iluminação, conforme planejado, serão trocadas para celebrar datas especiais.

Ao lado de Nossa Senhora de Lourdes, foi construída a primeira cruz panorâmica do Brasil, com altura de 50 metros.

Será possível subir na estrutura, com ajuda de um elevador, até alcançar uma plataforma de vidro, a 35 metros do chão, para apreciar a bela vista de Ituporanga e o Rio Itajaí do Sul, que cruza a cidade.

Também faz parte do complexo turístico a imagem de Santa Bernadete, que teve a visão da Imaculada Conceição por 18 vezes, em uma gruta na França.

Dentro do parque religioso, há também uma gruta que retrata o encontro de Jesus Cristo com a Boa Samaritana, junto ao poço de Jacó, e conta com uma fonte de água corrente.

Em agosto do ano passado, o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor foi reconhecido por Lei como ponto turístico religioso de Santa Catarina.

Assim, Ituporanga se une à Nova Trento como um dos destinos da fé. Em breve, as duas cidades farão parte do “Caminho do Louvor”, uma rota de peregrinação com distância de 140 quilômetros, que poderá ser feita em cinco dias de caminhada ou três dias de bicicleta.

O trajeto também passa por Vidal Ramos, Leoberto Leal e Imbuia, em estradas de leito natural e de pouco movimento, com uma paisagem memorável dos campos de agricultura da região do Vale do Itajaí.

Religiosidade de Ituporanga vem de muito tempo

A conexão de Ituporanga com a devoção à Nossa Senhora de Lourdes é antiga, desde 1949, ano em que a Gruta dedicada à santa foi inaugurada.

Nela, a população do município e turistas aproveitam a beleza do lugar para fazer promessas e preces à santa das curas milagrosas e alcançar suas graças.

No local, foi construída uma Via Sacra que leva o visitante até a gruta de fonte natural, onde há uma imagem da Padroeira dos Enfermos.

As 14 estações que estão presentes no trajeto foram doadas por algumas famílias de Ituporanga, inclusive uma delas foi oferecida pela família do idealizador do Santuário, Silvio Prim.

O testemunho de fé e devoção do empresário foi a força motriz na construção do parque religioso em sua cidade natal, para contribuir de alguma forma com os seus conterrâneos.

“Quero provar que tudo é possível quando se tem fé, determinação e vontade. Sou devoto de Nossa Senhora de Lourdes e esta foi a minha forma de agradecer por tudo que intercedeu na minha vida”, afirma Silvio Prim.