Teatro Carlos Gomes divulga atrações musicais do Festival Cultura Viva
O Teatro Carlos Gomes divulgou, nesta quarta-feira, 17, as quatro atrações musicais catarinenses selecionadas para participar da 2ª edição do Festival Cultura Viva e também os dois suplentes.
Os artistas escolhidos foram: A Saga do Artista de Rua – Márcio Fulber & Bando, de Itajaí; Pirão Catarina – Navegando em Calmaria, de Gaspar; Carlos Ventura apresenta o Trombone em clássicos da Música Popular Brasileira, de Blumenau; e Judejo e Banda, de Blumenau. Já os suplentes são: Show Me jogar de cabeça – Iuri K, de Blumenau, e D.Lara, também de Blumenau.
Os músicos selecionados receberão completa estrutura técnica, de som, luz, produção, divulgação, apoio de palco e cachê, e se apresentarão nos dias 10 e 11 de junho, no Salão de Festas do teatro. O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita.
A iniciativa
A iniciativa faz parte do Projeto Cultura Viva, que tem como objetivo democratizar o acesso à cultura e valorizar os artistas de Santa Catarina. Idealizado e realizado pelo Teatro Carlos Gomes, o projeto é viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo de Santa Catarina, e conta com o apoio das empresas Altenburg, Blumenau Iluminação, Cartondruck, Rede Cooper, DCondor Distribuidora, Dicave, Karsten e Rede Top.
“Reconhecemos que o teatro é um equipamento essencial para a cultura regional e, ao promover um programa como este, cumpre seu papel de fomentar cultura catarinense, dando a oportunidade para que os artistas do nosso Estado mostrem seu trabalho, aumentando a visibilidade, girando a economia da cultura e contribuindo ainda para a formação de público”, explica Rodrigo Dal Molin, gestor de Projetos do Teatro Carlos Gomes. Ele também reforça que a lei de incentivo estadual é uma potente ferramenta, que viabiliza a ação cultural em suas diversas matizes.
Marion Bubeck, vice-presidente de Marketing do teatro, complementa. “Para nós, é uma honra poder abrir as portas do Teatro Carlos Gomes para receber a talentosa produção musical catarinense e oportunizar à comunidade blumenauense o acesso a espetáculos musicais de altíssima qualidade de maneira gratuita”.
Processo de seleção
Esta etapa do projeto recebeu 33 inscrições, mas apenas 31 foram homologadas. Participaram da seleção artistas de Blumenau, Brusque, Florianópolis, Gaspar, Indaial, Itajaí e Joinville.
Uma banca formada por avaliadores de notório saber na área musical analisou a qualidade artística das propostas, a relevância cultural, o ineditismo e criatividade, a adequação e exequibilidade, e também a experiência e qualificação dos artistas e envolvidos.
Cada um desses cinco itens recebeu uma pontuação que variou de 0 a 40 pontos na categoria qualidade artística, 0 a 20 pontos no quesito adequação e exequibilidade, 0 a 15 pontos nas categorias relevância cultural e ineditismo e criatividade, e 0 a 10 pontos no quesito experiência e qualificação. Após a somatória de pontos, foi determinada a classificação dos artistas.
Festival Cultura Viva
Na primeira edição do Festival Cultura Viva, realizada entre os dias 30 de março e 2 de abril, se apresentaram o baixista Caio Fernando, de Blumenau; o duo Rosenete Eberhardt e Marcus Llerena, de Joinville; o Grupo Vocal Syahamba, de Timbó; e a Banda Pororoca, de Blumenau.
No total, 12 artistas catarinenses serão contemplados com o Projeto Cultura Viva que, além de proporcionar essas apresentações no palco do Teatro Carlos Gomes, ainda oferece 50 bolsas de estudo na área de música orquestral. O edital para seleção das quatro últimas atrações será lançado ainda este ano.