Estão abertas até o dia 9 de agosto as inscrições para a 3ª edição do Festival Cultura Viva.

Músicos, bandas e grupos que tenham sede e atuação comprovada em Santa Catarina podem se inscrever, gratuitamente, no site do teatro ou pelo link na bio do Instagram.

Ao preencher o formulário, o proponente deve detalhar a apresentação, como repertório, estilo musical, público-alvo e diferenciais.

Todas as propostas serão avaliadas por uma banca de examinadores de notório saber na área musical, que analisará a qualidade artística, a relevância cultural, o ineditismo e criatividade, a adequação e exequibilidade, e também a experiência e qualificação dos artistas e envolvidos.

As atrações musicais escolhidas contarão com completa estrutura técnica, produção, divulgação, apoio de palco e cachê e irão se apresentar no Teatro Carlos Gomes nos dias 30 de setembro e 1º de outubro.

O evento, que tem como objetivo democratizar o acesso à arte a à cultura, será aberto ao público e terá entrada gratuita.

Músicos catarinenses podem se inscrever gratuitamente; os escolhidos receberão completa estrutura técnica e cachê. Foto: Ruth Rodrigues
Promovido pelo Teatro Carlos Gomes, e viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo de Santa Catarina, o Projeto Cultura Viva busca com essa iniciativa valorizar a produção cultural do Estado, dando maior visibilidade a seus artistas e incentivando a formação de público.

“Esta é uma oportunidade incrível para que músicos catarinenses mostrem seu trabalho para um maior número de pessoas. Acreditamos que nosso papel, enquanto promotores culturais, é exatamente esse: fomentar e engrandecer nossa cultura”, ressalta Rodrigo Dal Molin, gestor de projetos do teatro.

Por ser uma grande referência de arte e cultura para os blumenauenses, o Teatro Carlos Gomes pretende ainda com este projeto mostrar toda a diversidade da cultura regional, trazendo ao seu palco diversos estilos musicais, como MPB, samba, jazz, rock e blues, e também repertórios autorais.

“A pluralidade da produção musical catarinense é algo que queremos destacar em todas as edições do Festival Cultura Viva”, complementa Dal Molin.

As avaliações das propostas ocorrem entre os dias 10 de 16 de agosto e o resultado com os quatro últimos selecionados será divulgado no dia 17 de agosto, através das plataformas digitais do teatro.
12 atrações catarinenses

primeira edição do Festival Cultura Viva foi realizada entre os dias 30 de março e 2 de abril, no auditório Willy Sievert. Nela se apresentaram o baixista Caio Fernando, de Blumenau; o duo Rosenete Eberhardt e Marcus Llerena, de Joinville; o Grupo Vocal Syahamba, de Timbó; e a Banda Pororoca, de Blumenau.

Já na segunda edição, realizada nos dias 10 e 11 de junho, no Salão de Festas do teatro, participaram o trombonista Carlos Ventura, de Blumenau; Márcio Fulber & Bando, de Itajaí; Judejo & Banda, de Blumenau; e Pirão Catarina, de Gaspar.

No total, 12 atrações catarinenses serão contempladas com o Projeto Cultura Viva que, além de proporcionar essas apresentações no palco do Teatro Carlos Gomes, ainda oferece 50 bolsas de estudo na área de música orquestral.

O projeto conta com o apoio das empresas Altenburg, Blumenau Iluminação, Cartondruck, Rede Cooper, DCondor Distribuidora, Dicave, Karsten e Rede Top.

Cronograma do edital

Inscrições: 26 de julho a 9 de agosto de 2023

Avaliação das propostas: 10 a 16 de agosto de 2023

Divulgação dos selecionados: 17 de agosto de 2023