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Cotas náuticas: como SC se tornou polo de investimento que barateia custos de uma embarcação

Com o verão batendo à porta, muita gente já planeja as férias, e claro, mar, praia e descanso também estão nos planos. Afinal, o litoral é sempre a opção mais procurada para passar a temporada.

Mas, não é apenas da areia que a vista compensa. A bordo de embarcações, o visual também é deslumbrante. Quem olha da costa, e vê as embarcações desfilando na orla, também se imagina desfrutando de bons momentos a bordo de um iate. Porém, pensa duas vezes ao saber dos custos, que não são poucos…

Adicionalmente, coloque na conta o investimento em um iate. Que, geralmente, parte de pelo menos R$ 150 mil, num modelo pequeno. Some as custas mensais com manutenção, marina, seguro, combustível. Esse gasto gira em torno de 10% a 20% do valor do barco, ou seja, quanto maior a embarcação, maior o custo para mantê-la.

Desanima, não é? Mas, e se você, pudesse ser dono de uma embarcação e gastar bem menos por isso? Gostaria? Então, seja bem-vindo ao mercado das cotas náuticas!

Mercado em expansão

Quando criou a Iate Marine em 2015, o empresário Rodrigo Vieitez não imaginava o sucesso que este mercado atingiria. A intenção era desmistificar a ideia de que mercado náutico era restrito aos milionários e, além disso, oferecer embarcações a preços mais atrativos. A expansão da empresa, que hoje possui três unidades em Santa Catarina e 23 embarcações, demonstra que este mercado ganhou o público e deve conquistar cada vez mais adeptos.

O fundador da Iate Marine, Rodrigo Vieitez. Foto: Lucas Rodrigues

“Conseguimos mostrar que ter uma embarcação não era impossível. E as cotas náuticas permitem que qualquer pessoa, ou mesmo um grupo de amigos, seja responsável por uma parte do barco. Podendo dividir custos com os outros cotistas e usar a embarcação quando quiser”, explicou. Na empresa, os valores de cotas partem de R$ 49 mil de entrada, com parcelamento direto com a Iate Marine e os custos mensais fixos são até 85% menores.

Modelo Azimut Intermarine 600 Fly, de 60 pés, ainda com a última cota disponível na Iate Marine. Foto: Lucas Rodrigues

Nesse modelo de franquia de cotas, bastante comum nos Estados Unidos, tanto a compra como a propriedade da embarcação são compartilhadas. Os custos, e todas as demais despesas, são divididos pelos cotistas. O que torna a compra mais acessível para cada um. Cada comprador tem direito a um número determinado de dias de uso por mês. Os grupos são formados por quatro ou oito cotistas, dependendo do tamanho da embarcação. Na Iate Marine partem de 34 pés e chegam a 80 pés, a maior embarcação para compartilhamento na América Latina.

Expectativas

Recentemente, a Iate Marine participou da 24º edição do São Paulo Boat Show , e percebeu que este mercado tem muito a crescer no país, principalmente no nosso litoral. De acordo com um levantamento realizado pela Associação Náutica (ACATMAR/SC), entidade que fomenta a cultura do uso das águas e o desenvolvimento da economia do mar, com mais de 60% dos estaleiros presentes no Brasil, Santa Catarina é considerado o maior polo náutico do país em construção de embarcações.

No Brasil, a expectativa é de que o setor fature, ainda em 2021, R$ 840 milhões, segundo a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Implementos (ACOBAR).

Agora, a empresa aposta na retomada da economia, com o controle da pandemia, como um dos fatores para alavancar os negócios. “No verão, as pessoas pensam mais em praia e passeios ao ar livre. E é esse público que queremos atingir. Pessoas que buscam um lazer diferenciado e com toda a comodidade”, disse Rodrigo.

Com clientes em todo o país, a Iate Marine possui hoje uma estrutura ampla. São mais de 60 colaboradores e embarcações localizadas em Florianópolis, Balneário Camboriú (sede) e Porto Belo. A expectativa é expandir para Brasília e São Paulo já em 2022.

Dentre os serviços oferecidos estão tripulação exclusiva, oficina também exclusiva, limpeza diária e a gestão das embarcações. Além disso, todo o processo foi inteiramente automatizado. Aliás, o arranjo pode ser esquematizado através de um aplicativo próprio, voltado para as reservas.


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