Tradições em Pomerode resgatam a água como símbolo da Páscoa
Coelhos, casquinhas de ovos pintados à mão, árvores secas enfeitadas, o pão e o vinho…
São muitos os símbolos da Páscoa que invocam desejos de renovação e renascimento.
Em Pomerode, a água também compõe antigos costumes que celebram a purificação para uma vida nova.
Uma tradição alemã desta época é a Osterbrunnen, ou Fonte Pascal, resgatada neste ano para dar boas-vindas aos visitantes da fábrica da Nugali Chocolates, na Rota do Enxaimel.
Originada no norte da Bavária, na Alemanha, a Osterbrunnen é uma fonte ou bebedouro público decorado com ovos coloridos, fitas e flores, formando uma coroa ou guirlanda sobre o espelho d’água.
Na fonte de Páscoa da Nugali, os enfeites da data misturam-se à escultura de uma árvore de cacau posicionada diante da sede da empresa.
— Pomerode celebra fortemente sua influência cultural alemã na Páscoa. Achamos que fazia todo o sentido enfeitar nossa fonte para celebrar hábitos menos conhecidos — explica Ivan Blumenschein, diretor de produção da Nugali Chocolates.
Outro antigo costume dos antepassados cultivado em Pomerode começa no domingo de Páscoa e estende-se pelo restante do ano.
Ao nascer do sol da data cristã, moradores da cidade vão até a nascente mais próxima em silêncio e coletam a Osterwasser, a Água de Páscoa. O líquido fica guardado em uma garrafa dentro de um armário protegido do sol.
Conforme a crença, a água pascal deve ser bebida em caso de doença, dores no corpo ou mesmo aplicada sobre ferimentos na pele.
Páscoa em Pomerode
A Páscoa tornou Pomerode conhecida em todo o Brasil. Até o dia 17 de abril a cidade celebra a Osterfest, a maior festa do gênero país.
Entre as atrações estão o maior ovo decorado do mundo e a maior Osterbaum do mundo, com mais de 100 mil casquinhas de ovos coloridas.
O tour de fábrica da Nugali Chocolates é uma das principais atrações da cidade. Inaugurado em 2021, ele recebeu 50 mil visitantes no primeiro ano de funcionamento.
Os visitantes conhecem uma estufa com plantas de cacau e de baunilha, observam os bastidores da produção de chocolates, participam de experiências sensoriais e degustam os produtos premiados da marca catarinense.
A Nugali é pioneira no Brasil em chocolates bean to bar, com o controle de todo processo produtivo desde a plantação até o consumidor.
O passeio dura de 30 a 40 minutos num percurso autoguiado. Ele funciona todos os dias, das 9h às 18h. Não é preciso fazer reserva.