Não é preciso reforçar o quanto os anos de 2020 e 2021 foram desafiadores. E em todos os sentidos. Além disso, trouxeram à tona a necessidade humana do contato. Da conversa pessoal e da troca de emoções. 

Na sequência da campanha “Criando esperança por meio da ação” promovida no Setembro Amarelo, o CVV lança no final deste ano a campanha publicitária “Vamos conversar”. O objetivo é estimular as pessoas a ganharem confiança para iniciar conversas com alguém que possa estar precisando de ajuda. Sejam desconhecidos, ou mesmo conhecidos com os quais não tenham intimidade.  

“Queremos incentivar as pessoas a exercitarem o olhar. E, de fato, perceberem quem parece triste. Quem parece aborrecido, com olhar perdido ou distante. Pode ser alguém ao seu lado no ônibus. Na estação do metrô ou na fila do banco, por exemplo,” afirma Renato Caetano, voluntário do CVV. 

Vamos Conversar? Nova campanha do CVV. Arte: Divulgação

Ele ressalta que a timidez e o receio de se iniciar uma conversa costuma dificultar esse tipo de abordagem. Principalmente, quando não há intimidade suficiente. Contudo, há ocasiões nas quais um diálogo aparentemente desinteressado pode fazer a diferença no dia ou na vida de alguém. “Esse tipo de atitude ajuda na construção de uma rede de apoio emocional. Ajuda a tirar pessoas da letargia. Do pessimismo e de eventuais pensamentos suicidas”, complementa. 

A abordagem dessa conversa não precisa ser invasiva. Ou ainda, cheia de conselhos. Mas, sim, cordial, simpática e empática. O mais importante nem é o tempo em que se conversa. Mas a sinceridade e a quebra do silêncio que mostra que há pessoas preocupadas conosco ao nosso lado. 

Em Blumenau, o CCV está localizado na R. Prof. Luís Schwartz, nº 169, no Bairro Velha, Blumenau. Aberto 24 horas.

Assista ao vídeo: