Muito se fala em posicionamento digital. Trata-se de um conceito amplo que se refere ao posicionamento de uma marca, empresa, produto ou serviço no ambiente digital, com o objetivo de alcançar seu público-alvo e se diferenciar da concorrência.
Mas, o que muitos negócios não levam em consideração é que existem diversas formas de se posicionar.
Por exemplo, a jornalista e sócia da Presse Comunicação, Fernanda Momm, acrescenta que, quando se fala em redes sociais, além do Instagram, há muitas outras redes que podem ser utilizadas para o posicionamento digital, como Facebook, Twitter, LinkedIn e TikTok.
“Tudo vai depender do objetivo e do público a ser alcançado. Outra ferramenta é Google Ads, uma plataforma de publicidade online que permite a criação de anúncios que aparecem nos resultados de pesquisa do Google, em sites parceiros e no YouTube.
Além disso, podemos citar o trabalho de SEO – Search Engine Optimization – que consiste em um conjunto de técnicas que visam melhorar o posicionamento de um site nos resultados de pesquisa orgânica do Google. Isso envolve desde a otimização de conteúdo até a criação de backlinks”, afirma a jornalista.
Embora desacreditado por alguns, o e-mail marketing ainda é uma ferramenta que pode apoiar o posicionamento digital.
“Por meio dele, é possível promover um produto ou serviço, manter um relacionamento com o cliente ou simplesmente informar sobre novidades. Outra maneira de trabalhar para aparecer de forma qualificada no meio digital é com os blogs. É uma ótima maneira de criar conteúdo relevante e atrair tráfego para o site”, afirma Fernanda.
Além disso, o blog pode ser utilizado para posicionar a empresa como autoridade em seu mercado de atuação. Influenciadores digitais também têm um grande poder sobre seus seguidores e podem ser uma forma de promover um produto ou serviço e alcançar um público específico.
Além de todas essas estratégias, uma que se destaca por gerar credibilidade, fortalecer a imagem institucional, estabelecer um relacionamento positivo com a imprensa e ajudar a gerenciar crises de imagem é a assessoria de imprensa.
A jornalista, com vasta experiência em assessoria de imprensa, destaca benefícios de uma assessoria de imprensa séria para ajudar a gerar credibilidade para uma marca:
– Geração de conteúdo: a assessoria de imprensa é responsável por criar e disseminar conteúdo de qualidade sobre a empresa, produtos, serviços ou outras questões relevantes para o público-alvo. Essa ação pode gerar uma imagem positiva para a marca perante a opinião pública e consolidar sua posição como autoridade no assunto.
– Fortalecimento da imagem institucional: trabalha para fortalecer a imagem institucional da marca, posicionando-a como referência em seu segmento de atuação. Por meio do contato com a imprensa, a empresa pode ser reconhecida como uma autoridade em seu ramo de atividade, gerando credibilidade e confiança no mercado.
– Conteúdo para mídias sociais: a assessoria pode fornecer conteúdo exclusivo para as mídias sociais da empresa, como entrevistas com executivos, divulgação de notícias relevantes, entre outros. Esse conteúdo pode ser utilizado para aumentar o engajamento dos seguidores, gerar tráfego para o site e aumentar a visibilidade da marca nas redes sociais.
– Otimização de conteúdo para SEO: pode contribuir com a otimização de conteúdo para SEO, utilizando palavras-chave relevantes e criando links para o site da organização. Isso pode melhorar o posicionamento nos resultados de busca, aumentando a visibilidade da marca na internet.
– Relacionamento com a imprensa: a assessoria atua no sentido de estabelecer um relacionamento positivo com os jornalistas e veículos de comunicação. Isso pode resultar em uma maior visibilidade da empresa, com a publicação de matérias e entrevistas em veículos relevantes, contribuindo também para o posicionamento digital.
– Gerenciamento de crise: quando uma empresa enfrenta uma crise, a assessoria de imprensa é responsável por gerenciar a situação, fornecendo informações claras e precisas para a imprensa e para o público em geral. Isso pode minimizar o impacto da crise na imagem da marca e ajudar a preservar sua credibilidade.
“Essas são apenas algumas das estratégias que podem ser utilizadas para o posicionamento digital. Cada uma delas tem suas próprias vantagens e desvantagens, e o ideal é escolher aquelas que melhor se adequam ao seu negócio e ao seu público-alvo. Lembrando que um bom posicionamento digital pode ajudar a aumentar a visibilidade da marca, atrair novos clientes, fortalecer relacionamento com os clientes existentes e impulsionar a geração de negócios”, finaliza Fernanda.