A um mês da Oktoberfest, reservas na rede hoteleira em Blumenau ultrapassam 60% de ocupação
Oktoberfest ocorre entre os dias 5 a 23 de outubro
Faltando menos de um mês para a Oktoberfest – que será realizada após dois anos sem festa – os hotéis de Blumenau e região seguem sendo muito procurados por turistas. Apesar da alta procura, ainda existem diversas vagas disponíveis, tanto para os dias de semana, quanto para os três fins de semana do evento.
Os dados são de um balanço feito pelo Sindicatos dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Blumenau e região (Sihorbs). Segundo eles, até a sexta-feira, 9, a ocupação média para os 18 dias de festa em todos hotéis era de 58%. Os dados levam em consideração os estabelecimentos de Blumenau, Pomerode, Timbó e Gaspar, que totalizam 8.137 leitos.
As datas que mais possuem reservas são para o primeiro final de semana – dias 8 e 9 de outubro. Até o momento, a ocupação alcançou 79,3%. A ocupação para o segundo final de semana é de 76%, enquanto para o terceiro e último é de 70%. Para os dias de semana, as reservas estão em quase 50%.
Se levar em consideração apenas os hotéis de Blumenau – que possuem ao todo 4.496 leitos – os números aumentam. De acordo com balanço feito pelo Sihorbs, a média dos 18 dias alcança 62%. O primeiro final de semana já está com 81,3% dos quartos reservados, enquanto o segundo tem 78% e o terceiro 73%.
Como a entidade não realizou pesquisas de ocupação com um mês de antecedência nas edições anteriores da Oktoberfest, não há como fazer uma comparação. Entretanto, os números de ocupação durante o evento foram contabilizados em 2018 e 2019, e dão uma noção do crescimento na procura neste ano.
Durante os dias de festa em 2018, os hotéis de Blumenau e região registraram uma ocupação total de 84,48%. Em 2019, o número cresceu para 88,57%. Pelo ritmo de reservas apresentado neste ano, a expectativa é que esses números sejam ultrapassados.
“Após dois anos de uma demanda reprimida, após a pandemia, aquele período de expectativa de se vai ter ou não Oktoberfest, acredito que essa vai marcar uma época. Então creio que será uma festa bastante procurada. Todos hotéis já estão com poucos lugares livres nos finais de semana, faltando um mês pra festa. Mas também dá pra se destacar que quem quiser algo mais tranquilo, uma festa mais tranquila e até preços mais baratos nas ocupações, venha dia de semana, que ainda temos bastante vagas”, destacou Tatiana Honczaryk, presidente do Sihorbs.
– Assista agora:
Casarão de Willy Sievert conta com detalhes projetados a mão pelo empresário blumenauense