Hemosc de Blumenau tem estoques reduzidos e precisa de doações
Após queda em 2020, ano começa com movimento fraco e deixa estoque abaixo do ideal
O Hemosc de Blumenau está com estoques de alguns tipos de sangue em situação de atenção, considerados abaixo do ideal. Os tipos que mais são necessários atualmente são A- e A+, e também O- e O+.
Devido a pandemia de Covid-19 e dos cuidados adotados por conta disso, a orientação é que haja agendamento das doações. Ele pode ser feito via telefone, pelo 3222-9800 ou pelo site do Hemosc.
A situação de baixa nos estoques não é de agora. Por mais que janeiro seja um mês que tradicionalmente resulte em queda de doações – o que está realmente acontecendo – a diminuição já vem de 2019 e é reflexo da pandemia de coronavírus. De acordo com o setor de captação, houve uma queda de aproximadamente 10% no número de doações em 2020 em comparação a 2019 na cidade.
Conforme os números do Hemsoc em Blumenau, em 2019, foram cerca de 22 mil doações, enquanto no ano passado um pouco menos de 20 mil.
A situação acontece em todo o país. O Ministério da Saúde ainda não tem os números consolidados, mas estima que, em 2020, a diminuição foi na ordem de 15% a 20% no total de doações de sangue em comparação a 2019. O motivo principal é o mesmo em todos os lugares: O medo pela Covid-19.