X
X

Buscar

Em parceria

História do Futebol de Santa Catarina

O estado de Santa Catarina possui grande tradição no que diz respeito ao futebol. Desde o ano de 1913, com a fundação do clube da época, o Sport Club Brusquense, a Liga Catarinense de Desportos foi criada e passou a abrigar os times do estado, onde as primeiras disputas entre as equipes teve início, em […]

O estado de Santa Catarina possui grande tradição no que diz respeito ao futebol. Desde o ano de 1913, com a fundação do clube da época, o Sport Club Brusquense, a Liga Catarinense de Desportos foi criada e passou a abrigar os times do estado, onde as primeiras disputas entre as equipes teve início, em 1921.

As partidas hoje em dia podem ser vistas online e as apostas esportivas, assim como o bingo online, se tornaram bastante populares entre os catarinenses. 

Mas quais são os times que compõem o quadro da Liga Catarinense, e o que podemos dizer sobre eles quanto a representatividade que têm no Brasil? Vejamos a seguir.

Criação da Liga Catarinense

O campeonato catarinense foi criado em 1924, e na época se chamava Liga Catarinense de Desportos Terrestres, se tornando um dos campeonatos estaduais mais disputados e equilibrados do país, ocupando hoje a quinta posição no Ranking das Federações do Brasil.

Com 12 principais clubes disputando o campeonato, os times se organizam todos os anos para obter os melhores resultados e vencer o torneio, e os clubes mais populares são Avaí, Criciúma, Chapecoense, Figueirense e Joinville.

O atual campeão do torneio é o Avaí, time que tem sede na capital, Florianópolis, e milhões de torcedores. Conhecido como Leão da Ilha, a equipe conseguiu o sexto lugar no campeonato brasileiro de 2009.

A equipe da Chapecoense ficou conhecida pelo trágico acidente aéreo ocorrido em 2016, quando o avião que levava toda a equipe de jogadores e comissão técnica caiu na Colômbia com 77 pessoas a bordo, tendo vitimado 71 passageiros. Foi um momento de grande tristeza e luto não só para os torcedores da equipe, mas também para todos os brasileiros que acompanham futebol.

Aos poucos, o clube vem conseguindo se reconstruir e logo estará de volta entre os melhores do estado.

O clube do Joinville, sediada na cidade que leva seu nome, é um dos que mais coleciona vitórias no campeonato (12 no total). Além disso, conquistou 8 taças consecutivas entre os anos de 1978 e 1985, e tem como principal rival o Criciúma, que desde a década de 70 trava umas das maiores batalhas dentro de campo, com uma rivalidade que atravessa gerações.

O maior feito do Criciúma em campeonatos foi ter conquistado a Copa do Brasil em 1991, de forma invicta. Fundado em 1947, a equipe também é pioneira no estado a participar da Libertadores, tendo chegado até as quartas-de-final