Reprodução

A história dos clubes de caça e tiro da região e a história da cidade de Blumenau são inseparáveis. Não é à toa que nenhuma cidade no mundo concentra tantos espaços voltados para a tradição quanto o território blumenauense. Isso sem contar os demais clubes espalhados nos municípios que faziam parte da Colônia Blumenau. A história narra que, quando Hermann Blumenau distribuía os terrenos para escolas, igrejas e moradores, já previa a instalação de clubes na cidade. Isso porque o lazer da época era concentrado neles.

Arquivo

Mais de 160 anos depois da inauguração do Schützengesellschaft Blumenau – o primeiro clube de tiro da cidade que hoje é ocupado pelo Tabajara Tênis Clube – a tradição ainda é carregada por outros 40 clubes. Competições de realeza, desfiles tradicionais, danças folclóricas e esportes germânicos fazem parte do dia a dia de muitas famílias blumenauenses.

A cultura blumenauense, inclusive, nasceu no Schützengesellschaft. Pequenos grupos dedicados à arte dramática e ao canto se reuniam aos domingos no clube e fundaram a Sociedade Teatral Frohsinn e a Sociedade dos Cantores da Colônia de Blumenau. Foram eles que construíram o Teatro Carlos Gomes.

Arquivo

A preocupação de muitas delas, no entanto, é que as próximas gerações não mantenham a tradição. Por isso, neste aniversário de Blumenau, o jornal O Município Blumenau reconta a história de alguns clubes de caça e tiro da cidade que representam a união da comunidade nos quais foram construídos. Trazendo, assim, não apenas um pedaço da cidade, mas a importância de manter a cultura que faz parte da origem blumenauense.