Histórico: Bluvolei vence Taubaté e está na elite da Superliga de Vôlei Feminino
Jogo decisivo foi realizado na tarde deste sábado, 25
A Bluvolei vai jogar a elite da Superliga na próxima temporada. O momento histórico foi possível porque as atletas comandadas por Rogério Portela venceram o terceiro jogo semifinal contra Taubaté pelo placar de 3 a 1, com parciais de 21 a 25, 29 a 27, 25 a 21 e 25 a 17.
A partida foi realizada na tarde deste sábado, 25. Com bom público no Galegão, que fez a diferença, a equipe sofreu para vencer, e inclusive saiu perdendo no primeiro set, mas buscou a virada e mostrou a força do voleibol blumenauense. Com isso, o time afasta o “fantasma” das semifinais, após bater duas temporadas consecutivas na trave.
Agora, o time enfrenta Osasco pela decisão da Superliga B.
Nervosismo na largada
O primeiro set começou até bem para o time da casa. Com a força da torcida, ponto a ponto a Bluvolei abriu vantagem de 3 a 0. Ariadne, pelo lado esquerdo da quadra, acertava todas e derrubava a bola no chão, fazendo a galera agitar no Galegão. Julia Dias, no meio da quadra, pegava muito e ajudava na recomposição. Contudo, momentos de desatenção começaram a fazer os ventos soprarem a favor das visitantes.
A partir do quinto ponto feito pela Bluvolei, Taubaté começou a encostar. Teve no talento principalmente do seu bloqueio o diferencial para acumular pontos. Enquanto isso, a Bluvolei errava em momentos bobos, e o bloqueio não funcionava. Ou a bola passava, ou tocava e gerava o ponto adversário.
Atacando principalmente pelo lado esquerdo, o time adversário foi acumulando pontos e ultrapassou a partir do sétimo ponto. Na sequência, nada mudou, mesmo com as pausas e conversas do técnico. Taubaté chegou a abrir seis pontos na reta final, mas o time da casa encostou. De qualquer forma, set para Taubaté: 25 a 21. O destaque foi a atleta Raquel, de Taubaté, onipresente em quadra e fazendo as principais jogadas da vitória.
Vitória na raça
O time precisou encontrar forças na raça para bater Taubaté no segundo set. Isso porque o time adversário estava aplicado, concentrado e não sentia a pressão de jogar na quadra adversária. Assim como no primeiro set, a Bluvôlei começou bem o set, mas logo deixou as adversárias empatarem e virarem.
Mais ainda do que no primeiro set, no segundo o bloqeio não funcionava. Ou tocava nas atletas e gerava o ponto adversário, ou furava e deixava a bola passar. A recepção também não estava encaixada, e a bola não estava chegando legal para a levantadora. Mais para o meio do set, foi aberto simplesmente um buraco no meio da quadra da Bluvôlei, pois todos os ataques de Taubaté estavam entrando.
Contudo, na raça, na força e na concentração, o time pouco a pouco foi acertando e encaixando. Além disso, Taubaté também começou a errar mais. Mas a vitória não veio fácil: foi ponto a ponto até o final. A torcida fez a diferença. Em grande número, principalmente a partir deste segundo set, os torcedores da casa fizeram a festa, pressionaram as adversárias e soltaram o grito no último ponto feito pela Bluvôlei, decretando a vitória por 29 a 27. O destaque dos últimos minitos do set ficou para Paulini, que entrou nos dois pontos finais, fez um ponto de ace e colaborou para a vitória.
Time encaixa e a virada vem
No terceiro set, apesar de começar atrás no placar, o time da Bluvôlei decididamente encaixou. O bloqueio passou a funcionar perfeitamente, a recepção trabalhou muito bem e as pontas acertaram praticamente tudo. Foi questão de tempo para que a virada acontecesse, tanto na pontuação quanto no grupo de sets.
O destaque ficou para a atleta Geovana, que mostrou muita raça e chamou a responsabilidade. Ela recepcionava e corria para a ponta para cortar, marcando pontos e vibrando muito. As bolas começaram a cair na quadra adversária e a Bluvôlei chegou a abrir seis pontos de diferença.
Essa “gordurinha” foi importante, porque na reta final o time adversário começou a encostar. Porém, como a diferença era grande, foi só se concentrar para finalizar e vencer o set por 25 a 21.
Set quase impecável coroa a vitória
Um set praticamente impecável coroou a vitória e o acesso da Bluvôlei. No embalo da torcida, o time amassou o adversário, abrindo desde o começo uma larga vantagem. Destaques para Ariadne e também Vittoria, que não só faziam pontos mas também se divertiam enquanto jogavam, contagiando a todos.
Para a reta final, Taubaté até ensaiou uma reação. Mas, nada feito, o set ficou em casa, para a explosão das arquibancadas: 25 a 17.
– Assista agora:
Ex-prefeito de Blumenau, Dalto dos Reis, conta a história da primeira Oktoberfest e desafios das enchentes de 83 e 84