Histórico: O Município Blumenau cresce 441% em 2019; veja os números detalhados
Jornal digital produz conteúdo local com qualidade e agilidade
O jornal O Município Blumenau alcançou a marca histórica de 22,04 milhões de visualizações de páginas em 2019. Na comparação com o ano anterior, o portal cresceu 441,8%. Em 2018, portanto, havia atingido 4,06 milhões de acessos. Os dados são do Google Analytics.
O ano passado começou com pouco mais de 500 mil visualizações de páginas. Esse número foi aumentando gradativamente e alcançou 3,08 milhões em setembro. [Veja a audiência mês a mês no fim desta matéria].
O crescente interesse da público está relacionado ao conteúdo em foco local, exclusivo e de qualidade, somado à agilidade na cobertura dos acontecimentos.
Além disso, durante o ano o jornal realizou investimentos para produção de vídeos. Foram adquiridos novos equipamentos e foi elaborado um novo formato para produção do programa O Município Blumenau Ao Vivo, apresentado por Danubia de Souza e veiculado de segunda a sexta-feira no Facebook, com foco nos assuntos mais relevantes do dia. Os resultados foram o aumento da audiência e do engajamento.
Para o editor-chefe de O Município Blumenau, Cristóvão Vieira, mais do que audiência, a importância dos números é também diretamente relacionada à repercussão dos conteúdos. “Estes números representam algo que hoje nós ouvimos bastante das pessoas nas ruas: O Município Blumenau se tornou a referência na cidade. É o portal que o blumenauense e as pessoas da região acessam em busca da informação de qualidade e credibilidade”, destaca.
Vieira adianta que o mês de janeiro já é positivo em termos de audiência e relevância, o que faz a equipe acreditar que está no caminho certo para mais um ano de recordes.
Destaques e próximos passos
Para 2020 a expectativa é de mais crescimento. A equipe do jornal prepara uma série de novidades em conteúdos, formatos e tecnologias.
Para este ano, o portal já trabalha no planejamento da cobertura das eleições municipais, a primeira da história do veículo de comunicação. “Estamos projetando uma grande cobertura, partindo dos bastidores, acompanhando todo o rito das candidaturas até o resultado final. Será também um ano de novas ideias e projetos”, finaliza.
O gerente comercial, Ruan Carlos de Sousa, afirma que um dos destaques de 2019 foi o programa diário O Município Blumenau Ao Vivo. “A aceitação por este formato é muito grande, pois permite a exposição das marcas em formatos que vão além do visual oferecido pelo banner, por exemplo”.
Além disso, a partir de março o Grupo O Município terá um terceiro jornal: após mais de 65 anos em Brusque e mais de dois anos de sucesso em Blumenau, haverá investimentos em Joinville, a maior cidade de Santa Catarina.