Homem é condenado a 20 anos de prisão por latrocínio na Velha Grande
Crime aconteceu em julho de 2020
A 1ª Vara Criminal da comarca de Blumenau condenou um homem a 20 anos de prisão, inicialmente em regime fechado. Oséias Cavalheiro foi condenado pelo crime de latrocínio, após invadir uma mercearia e golpear um idoso de 63 anos, com uma panela de ferro. A pancada provocou um traumatismo craniana e a vítima, Nilton Tidre Ferreira, morreu dias depois.
Segundo denúncia do Ministério Público, o criminoso levou dinheiro, cigarros e bebidas do local. O condenado em primeira instância já teria sido flagrado em uma tentativa de assalto ao mesmo local. O filho da vítima o viu tentando invadir a mercearia pelo telhado e os expulsou.
As investigações apontaram que, certo tempo depois, o homem retornou ao local e subtraiu os itens do comércio. Na sentença, o juiz Lenoar Bendini Madalena ressaltou inúmeras contradições do suspeito durante a investigação.
“Percebe-se que não há nada no contexto probatório para dar suporte a qualquer uma das versões apresentadas pelo acusado para se isentar da responsabilidade penal, na medida em que sequer foi capaz de apresentar qualquer justificativa plausível para tantas contradições em seus interrogatórios”, citou o juiz. O condenado não poderá recorrer em liberdade.
Segundo acusado é inocentado
Neste processo, outros dois homens foram citados. Um deles está foragido e outro foi inocentado e teve a prisão preventiva revogada. O advogado do réu, Franklin de Assis, afirma que a defesa conseguiu comprovar que não haviam provas de que o cliente participado do crime.
“Os familiares da vítima, que viram as pessoas se movimentando, não foram capazes de reconhecê-lo. E digo mais, eles conheciam meu cliente, e pela fisionomia, os detalhes das pessoas que eles viram lá, não era meu cliente”, concluiu Assis.
O crime
Nilton Tidre Ferreira, de 63 anos, foi agredido durante um assalto na Rua Franz Mueller, bairro Velha Grande. O caso foi registrado na madrugada do dia 24 de julho de 2020. O idoso foi encontrado pelo ferido pelo filho na manhã do dia seguinte.
Segundo os relatos, a vítima foi encontrada com o rosto ferido, olhos inchados e sangue saindo do ouvido. O idoso teria sido agredido durante um assalto à sua mercearia. As gavetas do local estavam reviradas e sem dinheiro. De acordo com o filho, o pai sempre deixava R$ 300 no caixa.
O idoso estava sozinho por conta de o filho ter contraído Covid-19. Para não passar a doença para o pai, ele foi morar em outro endereço. A vítima foi encaminhada ao Hospital Santa Isabel, mas morreu alguns dias depois.