Idosos perdem mais de R$ 56 mil em golpe do cartão clonado em Gaspar
O responsável foi identificado pela Polícia Civil nesta quinta-feira
Um homem de 20 anos foi preso pela Polícia Civil de Gaspar nesta quinta-feira, 15. Com o golpe do cartão clonado, ele tirou R$ 56.030 de cinco idosos do município. Segundo os investigadores, existem ainda mais vítimas, mas estas não reconheceram o homem.
O criminoso já estava detido por cometer os mesmos crimes em Rio do Sul. A Polícia Civil pede que, caso haja mais vítimas deste golpe, elas devem procurar a Delegacia de Gaspar para registrar o boletim de ocorrência. Elas também poderão fazer o reconhecimento fotográfico do suspeito.
Entenda o golpe
O golpe do “cartão clonado” acontece quando os golpistas entram em contato por telefone com as vítima questionando se elas haviam realizado alguma compra com o cartão em lojas conhecidas nacionalmente. Elas sempre têm mais de 60 anos.
Diante da negativa das vítimas, os criminosos informavam que o cartão então havia sido clonado e pediam para elas ligarem para o número telefônico que há atrás do cartão bancário.
Quando as vítimas ligavam, o atendente que também era pertencente a associação criminosa informava que mandaria um masculino até a residência para recolher o cartão com as senhas pois as vítimas receberiam outro.
Quando as vítimas se davam conta de que tinham caído em um golpe, já era tarde, pois os estelionatários já teriam feito diversos saques. O Poder Judiciário ainda decretou um bloqueio no valor do prejuízo das vítimas para futuro reembolso.